domingo, 13 de maio de 2012

O Incrível Hulk comemora 50 anos

Por Diário do Grande ABC - 13.05.12

Perder o controle nunca é algo bom. Se a explosão o transformar em uma criatura capaz de destruir tudo e a todos, a situação se complica ainda mais. É justamente com esse fardo que o Dr. Robert Bruce Banner tem de lidar há 50 anos, aniversário comemorado neste mês pelo incrível Hulk.
O super-herói fez sua primeira aparição em 1962, na revista em quadrinhos própria 'The Incredible Hulk', da Marvel Comics. Ele é uma das diversas criações revolucionárias que a lendária dupla formada por Stan Lee e Jack Kirby (1917-1994) desenvolveu para a editora norte-americana.
Eles aproveitaram os anos da Guerra Fria para levar novos elementos para as HQs. Entre alguns dos itens apresentados está o fato de Banner ser um astrofísico e iniciar experiências com uma perigosa bomba. Durante um dos testes, ele acaba sendo exposto aos raios gama da arma. o acidente deveria lhe tirar a vida, mas o doutor tem as moléculas de seu corpo alteradas. As modificações são as causadoras de sua transformação no Hulk a cada vez que se enfurece, sendo que a força aumenta à mesma proporção de sua fúria.
Ao contrário de outros heróis, Banner não deseja aproveitar sua superforça para proteger o mundo - muito também pelo fato de não conseguir controlar sua versão verde. As tramas exploram bastante essa questão e a dosam com histórias repletas de ação. Além de si mesmo, alguns dos principais inimigos do Gigante Esmeralda são o General Ross e o igualmente assustador Abominável.
Além do sucesso nos quadrinhos, o personagem também atingiu alta popularidade no fim dos anos 1970 com a série televisiva 'O Incrível Hulk', exibida no Brasil na década de 1980. Divergências entre o que ocorria nas revistinhas e os fatos exibidos marcaram o programa.
Na última década, ele saltou das páginas para as telonas. As aventuras no cinema começaram com a criticada adaptação 'Hulk' (2003), dirigida por Ang Lee. Sua reputação na sétima arte começou a melhorar após reformulações bem-vindas em 'O Incrível Hulk' (2008), de Louis Leterrier. Atualmente, o herói está em cartaz nas salas como integrante do supergrupo 'Os Vingadores', assinado por Joss Whedon.
Com o passar das cinco décadas, não faltaram brinquedos, games, livros e até mesmo uma montanha-russa montada em um dos parques de Walt Disney World baseada no sempre furioso  personagem. Enquanto o mundo (e parte do universo) for constantemente ameaçado por vilões, a raiva de Hulk será fundamental para a proteção de todos e diversão dos fãs.
Curiosidades


- A cor original do super-herói era cinza, mas problemas na impressão da primeira revista fizeram com que ele ganhasse tom esverdeado. A mudança foi bem recebida.
- Parte da inspiração para o desenvolvimento do personagem veio dos clássicos da literatura 'O Estranho Caso do Dr. Jekyll e Mr. Hyde' e 'Frankenstein'.
- As três adaptações que apareceram nos cinemas contaram sempre com atores diferentes: Eric Bana (2003), Edward Norton (2008) e Mark Ruffalo (atual).
- Nas diversas sagas que já apareceram nos quadrinhos, há Hulks nas cores verde, vermelho e cinza - mas nem todos são alterego do Dr. Bruce Banner

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...