sexta-feira, 23 de março de 2012

Superman e as mudanças sociais dos Estados Unidos

Por UHQ
The Ages of Superman: Essays on the Man of Steel in Changing
Superman é um dos nomes mais conhecidos e emblemáticos da cultura popular mundial. Mas não há como negar que são os Estados Unidos, país onde ele foi concebido por Jerry Siegel e Joe Shuster, o lugar em que a sociedade de cada época foi mais refletida no personagem - e mais influenciada por ele.
No livro The Ages of Superman: Essays on the Man of Steel in Changing, escrito por Joseph J. Darowski e lançado nos EUA em janeiro deste ano, a história das mudanças de personalidade e comportamento do Homem de Aço, por meio de sua relação com costumes, políticas e dogmas sociais do país em determinado momento, é contada em 18 capítulos, compreendendo o período de sua primeira aparição nos gibis (Action Comics # 1), em 1938, até 2011.
Do heroísmo patriótico durante a Segunda Guerra Mundial até sua decisão de se declarar cidadão do mundo - e não norte-americano -, passando pela adesão a causas como a luta contra a Ku Klux Klan, Superman desfila pelo livro como uma espécie de guia histórico das principais transformações pelas quais passaram os Estados Unidos nas últimas oito décadas, mostrando a si mesmo como reflexo ou - em alguns casos - catalisador dessas mudanças.
The Ages of Superman, lançamento da McFarland Press, tem 246 páginas, custa 40 dólares e está à venda em livrarias e e-shops norte-americanas.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...