quinta-feira, 15 de março de 2012

Angeli é tema de mostra em São Paulo

Por UHQ - 15.03.12

Arte de Angeli
De 16 de março a 29 de abril,Itaú Cultural(Avenida Paulista, 149, Estação Brigadeiro do Metrô), em São Paulo/SP, apresenta a mostraOcupação Angeli.
A mostra toma o térreo do instituto com uma estilização do estúdio habitado pelas criações que consagraram o criador, como Rê Bordosa, Bob Cuspe e Woody & Stock, e por outras facetas da vida e obra desse artista, representadas pelo seu traço, trabalhos e fotos menos conhecidas.
Foram selecionadas pelo menos duas dezenas de temas e tipos de trabalhos. Dentre eles, comportamento, política e música, além de charges e cartuns, autocaricaturas, cartazes, cadernos de esboços, série especiais e tiras de personagens, e o mundo irreverente da revistaChiclete com Banana.
Alguns dos destaques da Ocupação Angeli são as esculturas que fizeram parte da filmagem deDossiê Rê Bordosa, curta-metragem dirigido por Cesar Cabral com bonecos animados.
Um vídeo especialmente produzido para a exposição traz ainda uma entrevista na qual o autor conta fatos marcantes do seu trabalho entre 1970 e 2000, mixados com músicas da época. Quem assina esse trabalho é o produtor musical, sonoplasta e artista gráfico Pedro Angeli, filho do cartunista.
A curadoria é da designer gráfica Carolina Guaycuru. O projeto expográfico é da cenógrafa e arquiteta Patrícia Rabbat.
O evento terá ainda uma publicação. Trata-se de uma espécie de sketchbook da produção, com desenhos, quadrinhos de Angeli, notas diversas, texto da curadora e também do amigo e companheiro de trabalho Laerte, criados exclusivamente para o evento. A publicação será distribuída aos visitantes da mostra, com tiragem limitada em dois mil exemplares.
Em paralelo, de 29 de março a 1º de abril, haverá a mostra de filmes HQ, com produções na área da história em quadrinhos e animação. São 13 trabalhos - quase todos fazem alguma referência a Angeli - entre tirinhas que ganharam vida, depoimentos e documentários.
Arte de AngeliArte de AngeliArte de AngeliArte de AngeliArte de AngeliArte de AngeliArte de Angeli

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...