quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Salão de Humor da Amazônia

Por Diário do Pará
Salão de Humor da Amazônia começa amanhã
Amantes dos traços têm uma boa opção para este Carnaval em Belém. Está aberto ao público desde o último dia 9, a I Mostra Retrospectiva do Salão Internacional de Humor da Amazônia, que relembra as três edições anteriores com o melhor do humor ecológico dos últimos anos. A exposição será inaugurada amanhã, no Centro Cultural Sesc Boulevard.

Apesar de ser novo em comparação a outros salões nacionais, o Salão Internacional do Humor é sucesso de público, trouxe grandes nomes do humor nacional e internacional e consagrou Belém como a capital do humor ecológico em 2010, quando ganhou o troféu HQMIX de melhor Salão de Humor da Associação dos Cartunistas do Brasil (ACB) e do Instituto Memorial de Artes Gráficas (IMAG).

Segundo Biratan Porto, idealizador do evento, a primeira Mostra Retrospectiva serve para dar uma prévia do que vem por aí em setembro, quando será realizada a quarta edição do evento. “O objetivo maior da mostra é despertar no público uma expectativa para o 4º Salão Internacional de Humor, que já se configura como um grande evento. Cria-se, também, com essa mostra a oportunidade do encontro com as pessoas que não puderam contemplar o ótimo trabalho gráfico dos cartunistas do mundo inteiro apresentado nas três edições passadas”, ele comenta.

A Mostra Retrospectiva traz também oficinas, palestras e mais de cem obras do acervo das edições anteriores, que ficarão expostas de amanhã até o dia 8 de abril, no espaço expositivo do Sesc Boulevard. As caricaturas tratam sobre assuntos ambientais e são divididas nas categorias ecologia, comunicação, chuva e tema livre.

“Não dava pra ter outra temática que não a relação do homem com a natureza, seria um contra senso se nós não sublinhássemos esse tema. O Salão de Humor traz um debate através de uma linguagem artística que de cara provoca o riso, mas esse riso vem junto com uma reflexão. Acho que toca bem mais do que dizer ‘não maltrate o meio ambiente’”, analisa Márcia Macêdo, produtora do evento.

Memória

A Mostra Retrospectiva apresenta também caricaturas sobre os homenageados nas edições passadas: o historiador Vicente Sales, o médico e ecologista Camilo Viana e o jornalista e escritor Euclides ‘Chembra’ Bandeira. Para Márcia, trazer estes homenageados é uma forma de deixá-los sempre vivos na memória dos paraenses. “A gente sabe que o Salão de Humor chega num público mais novo. Então nós trazemos esses homenageados importantíssimos da nossa região para que as novas gerações conheçam essas personalidades”.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...