quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Nildão lança novo livro no Rio Vermelho

Por Tribuna da Bahia

O cartunista e designer Nildão promove big festa para lançar “Alegria Passa-e-Fica”, seu décimo quinto livro. O evento será dia 09 de fevereiro, quinta-feira, a partir das 21 horas no Bar Santa Maria, próximo a Dinha, no Rio Vermelho. A animação fica por conta dos DJs Roger’n Roll e Rafabela. Ingressos a R$ 30,00 com direito a um exemplar do livro.

O novo trabalho, em formato compacto e de capa dura, possui uma abordagem inusitada sobre as cidades brasileiras. Já na apresentação do trabalho o autor dá pistas sobre a criação desse novo livro: “Descobri o mapa da mina quando avistei as 5.565 cidades brasileiras. Uau! Garimpei nomes, comparei sotaques, avancei fronteiras na busca frenética da cartografia poética do meu Eu Interior.”
 
“Alegria Passa-e-Fica” faz um contraponto bem humorado com os nomes de 316 cidades brasileiras. A brincadeira já começa no jogo de palavras do título da obra: Alegria fica no Rio Grande do Sul e Passa-e-Fica situa-se no Rio Grande do Norte. Sem acrescentar uma palavra sequer e se valendo apenas dos nomes originais das cidades, Nildão criou um vasto e instigante mosaico do Brasil profundo.
 
Cinco territórios organizam um trajeto para o leitor sorrir, desconcertar-se e até desacreditar que é possível tal proeza na conjugação de nossas cidades. No território de Pongaí (SP) a beleza do encontro de Confins (MG) com Solidão (PE); em Miraí (MG), o sabor de Pimenta (MG), Canela (RS), Alecrim (RS) com Panelas (PE); em Quaraí (RS), o humor de Branquinha (AL), Banzaê (BA) com Ressaquinha (MG); em Piraí (RJ), a poesia de Paranapanema (SP) e Paranapoema (PR). Estas são apenas algumas pistas das delicadezas oferecidas ao leitor. Sensibilidade, humor, ironia, sagacidade, são ingredientes desta arte de conjugar cidades para fazer poesia dos territórios que constituem as moradas de brasileiras e brasileiros.
O autor
Em nove anos seguidos, Nildão já lançou nove livros em animadas festas dançantes no Rio Vermelho. Em comum a todos eles o humor sutil, matéria prima que o artista utiliza nos seus mais variados suportes. De nano delicadezas a falsas logomarcas, de cartuns não verbais a anúncios fictícios, o afiado e delicado humor de Nildão continua atual e a serviço da não paranoia, estado de espírito pouco cultivado nos dias de hoje. Todos os livros lançados nesse período estão à venda no site autoral: www.nildao.com.br.
 
Nildão como cartunista publicou na década de 80 os livros “Me segura qu’eu vou dar um traço” (1980), “Bahia - Odara ou Desce” (1988) e o livro de grafites “Quem não risca não petisca” (1989). Na década de 90 lançou “Ivo viu o óbvio” (1998), além do flip-book “Capoeira Ligeira”, este realizado em parceria com o fotógrafo Aristides Alves. Em 2001, publicou o livro de cartuns “É duro ser estátua” e em 2003 lançou “Poesia - remédio contra azia”, sua primeira experiência no gênero. Em 2005 lançou “Colíricas”, e em 2006 colocou nas ruas “O sol nasce para toldos”, além da coleção de postais “São será o Benedito e outros santos geneticamente modificados”, criado em parceria com Renato da Silveira. Em 2007 publica “Borboletras”, mais um trabalho composto de pequenos textos e nano delicadezas. Em 2008, Nildão brinda o público com o livro “Penso, Logotipo”, uma brincadeira divertida com as imagens e os ícones de nosso tempo. Em 2009 retornou ao cartum através do livro de cores intensas “Quem pode pódio” e em 2010 voltou ao formato de pequenos textos com “as transparências enganam”. Em 2011 colocou na praça “na ponta do lapso”, livro de humor com provocações visuais.
 
Nildão já ganhou inúmeros prêmios em Salões de Humor além de ser premiado no meio publicitário com a vitoriosa campanha de cartuns feita para a Bahiatursa, que o levou a participar como concorrente do Festival de Cannes. Teve poemas selecionados para o projeto Mídia Poesia 1 e 2, veiculado pela Rede Bahia, e uma das frases do livro “Poesia-Remédio contra Azia” serviu de tema para o programa “Saia Justa”, na época apresentado por Rita Lee, Marisa Orth, Mônica Waldvogel e Fernanda Young. Atualmente, Nildão publica um trabalho todos os meses no site de design Agitprop.
 
“Alegria Passa-e-Fica” e os demais livros de Nildão podem ser encontrados na Pérola Negra (Canela) e na Mídialouca (Rio Vermelho).

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...