terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Uhura poderia ter sido a Sra. Spock em Star Trek.

Por Judão

Nichelle Nichols, atriz estadunidense já idosa que interpretou a Tenente Uhura originalmente em Star Trek, revelou em declaração no documentário Trek Nation que ela quaase foi escalada para o papel do… Sr. Spock! =D
O documentário é de Rod Roddenberry (filho de Gene Roddenberry, criador da série), e ganhou uma matéria no Huffington Post. Entre todas as informações contidas no texto está a declaração da atriz, que disse o seguinte:
Eles me deram um roteiro de três páginas para ler que tinha três personagens chamados Bones, Kirk e um chamado Spock, e eles me perguntaram se eu poderia ler a parte do Spock. Quando olhei para o excelente texto disse a mim mesma ‘Eu faria qualquer um desses papéis’, mas achei Spock particularmente interessante e pedi a eles para me falarem um pouco mais sobre Spock.
Na verdade há uma série de personagens consagrados cuja genitália foi trocada na última hora. Originalmente em Jurassic Park Lex e Tim eram de facto irmãos AND netos do velhote Hammond, mas o moleque era o irmão mais VELHO. O próprio Luke Skywalker nos primeiros esboços uma guria chamada STARKILLER. Esse lance do Spock ter sido inicialmente pensado para ser uma mulher não é exatamente uma novidade, o que ninguém sabia até agora é que ele poderia ter sido interpretado pela Uhura. Leonard Nimoy poderia ser um completo anônimo uma hora dessas, olha só que absurdo, né gente?! Ai, ai.
As mudanças no personagem imortalizado por Nimoy não páram por aí. Originalmente o braço direito do Cap. Kirk era Number One, uma mulher “fria, lógica e eficiente” que seria interpretada por Majel Roddenberry (namorada de Gene na ápoca). Convenhamos que uma mulher sendo lógica só poderia mesmo ser coisa de sci-fi.
Aí é que entra o dedo (rs) dos estúdios, que não se sentiam confortáveis com essa escolha nepotista de um dos papéis principais da série e, principalmente, sendo interpretado por uma mulher. Aí Nichelle Nichols ficou com a tetéia da Uhura, Spock foi promovido para o lugar no Number One (and transformado num rapazote) e Majel Roddenberry acabou ficando com o papel da Enfermeira Chapel.
Trek Nation foi exibido nos dias 28, 29 e 30 de dezembro nos EUA pelo Science Channel.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...