segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Super-Heróis x Anti-Heróis – Dos Quadrinhos às Telas

Por Milena Azevedo - GHQ

De 10 a 22 de janeiro, a CAIXA Cultural Rio de Janeiro estará exibindo a mostra Super-Heróis x Anti-Heróis – Dos Quadrinhos às Telas, que contará não apenas com a exibição de filmes, mas também com curso (ministrado por Carlos Patati) e debates (com Moacy Cirne, Álvaro de Moya, Wellington Srbek, Heitor Pitombo, Allan Sieber e Antônio Moreno) sobre quadrinhos e cinema.
O curso e os debates tem entrada franca, mas as sessões de filmes custam R$ 4,00 (inteira) e R$ 2,00 (meia).
As histórias em quadrinhos e o cinema nasceram praticamente juntos, no final do século XIX, período da Revolução Industrial e surgimento da cultura de massa. Do avanço tecnológico, surge o cinema como finalidade científica, segundo as perspectivas da época. Do avanço cultural, os quadrinhos tomam os jornais numa evolução do desenho jornalístico, da caricatura e do cartoon. Tendo, portanto, os meios de comunicação como interseção fundamental, os quadrinhos e o cinema se entrelaçam tecnicamente (na iluminação, plongês e contraplongês, enquadramento, profundidade de campo e elipses) e artisticamente (na estrutura narrativa, criação e comportamento das personagens e ambientação das histórias). É dentro deste contexto que surgem os super-heróis, personagens míticos e superpoderosos, todavia com propósitos, sentimentos e questionamentos éticos semelhantes a qualquer indivíduo. Na medida em que as adaptações de super-heróis dos quadrinhos para as telas caíram no gosto do grande público, os anti-heróis (perfeita antítese e desconstrução crítica do mito), por sua vez, ganharam destaque cada vez maior.
A mostra “Super-Heróis x Anti-Heróis – Dos Quadrinhos às Telas” aborda a relação existencial entre os super-heróis e os anti-heróis, cujas matrizes são americanas, a partir do diálogo que a TV e, principalmente, o cinema estabeleceu historicamente com os quadrinhos e que se propagou pelo mundo afora, incluindo o Brasil, onde foi absorvido pela cultura nacional.
O consumo cada vez maior dos quadrinhos e de suas versões cinematográficas no Brasil e em todo o mundo confirma o grande potencial artístico de ambas as linguagens e a capacidade de penetração e envolvimento com todas as faixas etárias e classes sociais, bastando apenas pensarmos na ansiedade com que legiões de fãs aguardam a estreia de filmes sobre este assunto. O tema nos permite diversas e interessantes abordagens e o painel de filmes propostos, assim como o curso e as três mesas de discussão procuram dar a devida e merecida abrangência.
Para consultar a programação completa, se inscrever nos cursos e nos debates, clique aqui.
SERVIÇO
Super-Heróis x Anti-Heróis – Dos Quadrinhos às Telas
Quando: de 10 a 22 de janeiro
Onde: CAIXA Cultural Rio de Janeiro -  Av. Almirante Barroso, 2 – Centro
Horário: a partir das 13:30 horas

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...