domingo, 18 de dezembro de 2011

Papo de impulso com Mario Cau

Por Impulso HQ

O Impulso HQ inicia hoje uma série de post que são resultados de bate-papos durante a 7º FIQ. Se a ideia for bem recebida poderemos estender o Papo de Impulso para outros eventos. O Objetivo é que você leitor conheça mais sobre os profissionais de quadrinhos, por isso, sempre antes das perguntas iniciaremos os posts com uma mini biografia do entrevistado.
Sem mais enrolação, fique com o nosso Papo de Impulso com Mario Cau.
Formado em Artes Plásticas pela Universidade Estadual de Campinas, a Unicamp, Mario Cau não encontrou lá o que esperava, mas encontrou muitas coisas – e pessoas – que não esperava. A experiência rendeu mais evolução com o aprendizado e troca de idéias, seja nas aulas, seja nos bate-papos de intervalos e cafés.
Cau produz a série de Histórias em Quadrinhos independentes “Pieces”, que traz histórias curtas e sem personagens fixos, mostrando pequenos momentos da vida cotidiana, convidando o leitor a uma reflexão sobre esses “pedaços de vida”. Com três edições publicadas, e duas indicações ao Troféu HQMIX 2009 (Publicação Independente de Autor e Desenhista Revelação), prepara mais histórias para futuras edições.
Em 2010, publicou em conjunto com a Balão Editorial a edição especial “NÓS – Dream Sequence Revisited”, que traz compilado seu trabalho de conclusão de curso, em forma de uma História em Quadrinhos sem texto, explorando a narrativa, diagramação e metáforas visuais. Esta história foi exposta no Museu de Arte Comporânea de Campinas em 2007. A revista ainda traz um detalhado relato do processo criativo e de produção da obra, bem como um DVD contendo uma animação da mesma história, em formato “motion comic”, sendo a primeira animação deste estilo produzida no Brasil. A animação foi produzida em parceria com o Estúdio Animar, de Campinas.
Já publicou quadrinhos em revistas e coletâneas nacionais e internacionais, dentre elas as premiadas Café Espacial e Nanquim Descartável, bem como Quadrinhópole, Contos da Madrugada, Machado, Front, Heavy Metal, Negative Burn, Layer Zero, Short Stack, Shrunken Wool, 2012 – Final Prayer. Ainda em 2010 integrou o time do elogiado livro MSP+50, sucessor do também sucesso MSP50, que traz homenagens de autores nacionais a Maurício de Sousa.
Como ilustrador, atende agências de publicidade e editoras, atendendo clientes como Bosch, Skil, Curso Integral, Mantova, Caterpillar, Campinas Decor. No campo editorial, ilustrou livros para a Fundação Educar, Editora Moderna, as ONGS Estre e ASPE, e as revistas Rolling Stone, Fantástico e Sem Crise.
Também é professor de História em Quadrinhos e Ilustração na Pandora Escola de Arte, em Campinas, onde reside.
Papo de Impulso:
Primeira revista em quadrinhos que leu?
Cebolinha! Não sei o número, mas é uma que ele começa chorando.
Quadrinho favorito de todos os tempos?
Crítica do Fábio Moon e Gabriel Bá.
Seu trabalho favorito?
Terapia.
Quadrinho que lê?
Estou tentando acompanhar muita coisa pela internet, muitos webcomics.
Influências artísticas?
(Will) Eisner, Fábio Moon, Gabriel Bá, Jeff Smith, Craig Thompson, Terry Dodson, Stuart Immonen e Bruce Timm
Superpoder que gostaria de ter?
Cara, teleporte! E eu gostaria poder desacelerar o tempo também!
Livro favorito?
Parque dos Dinossauros do Michael Crichton
Filme preferido?
Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças e o Clube dos Cinco.
Desenho animado favorito?
Quando criança era He-Man e ThunderCats, atualmente é Uma Família da Pesada.
Banda ou músico (a)?
Foo Fighters na lata!
Programa de TV?
Eu ando acompanhando muito seriado… Big Ben Theory, The Office, Californication (por incrível que pareça eu gosto de Californication, cara)
Mensagem para os leitores do impulsohq.com:
Continuem lendo quadrinhos! Principalmente os feitos por brasileiros e independentes!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...