sábado, 17 de dezembro de 2011

Osmarco Valladão e Manoel Magalhães preparam álbum sobre o coronel Fawcett

Por UHQ

O mistério do coronel Fawcett
O roteirista Osmarco Valladão e o desenhista Manoel Magalhães, do álbum The long yesterday e que recentemente integraram a coletânea Popgun # 4, premiada no Harvey Award, revelaram com exclusividade para o Universo HQ que estão envolvidos na produção do álbum O mistério do coronel Fawcett, que narrará a história do desaparecimento do maior explorador do Século 20.
O projeto é do roteirista e diretor de TV e cinema Sergio Sbragia, que conta como tudo começou, bem longe dos quadrinhos.
Desde que me caiu nas mãos, em 1987, o livro de Antonio Callado, O esqueleto da lagoa verde, não consegui mais tirar da cabeça a história do Coronel Fawcett. Um ano depois, fui morar em Londres e consegui um passe para pesquisar na biblioteca doMuseu Britânico.
Li tudo o que se relacionava ao famoso explorador inglês. Resolvi, então, criar um roteiro em episódios, uma minissérie para televisão. Escrevi os dois primeiros, que contavam as aventuras de Fawcett na Bolívia e no Brasil, entre 1906 e 1911, mas o projeto não foi adiante.
Em 1997, após realizar meu primeiro curta-metragem de ficção, retomei a pesquisa e decidi escrever o roteiro de um longa sobre o Coronel Fawcett, partindo do zero.
O primeiro tratamento, pronto em 1998, foi selecionado para o Seminário de roteiros do Sundance Institute/Riofilme e contou com a consultoria de roteiristas como o norte-americano e ganhador doOscar, Curtis Hanson, o chileno Jorge Duran e o brasileiro, com quem trabalhei alguns anos antes na adaptação da minissérie Chapadão do Bugre, Antonio Carlos da Fontoura.
O roteiro, inicialmente com o nome Mistério Fawcett, ganhou também o Prêmio no Concurso de roteiros de longa-metragem do Ministério da Cultura, em 1999.
O mistério do coronel Fawcett
As dificuldades de viabilizar uma produção de tamanho porte, no entanto, me fizeram deixar de lado o projeto. Inconformado em abandonar a história, passei a alimentar a ideia de transformar o roteiro num livro em quadrinhos. E assim que surgiu a oportunidade, apresentei o projeto a Manoel Magalhães e Osmarco Valladão, que toparam o desafio e hoje se dedicam a transformar em imagens essa grande aventura.
O livro deverá ter 128 páginas coloridas de quadrinhos, além de alguns textos e mapas. Segundo Osmarco, metade do trabalho já está terminada e a previsão é que a obra esteja finalizada em meados de 2012.
Também está sendo preparada simultaneamente uma versão em inglês do álbum. Apesar do potencial para adoção em planos governamentais de apoio à leitura, por enquanto, não existe negociação com nenhuma editora - as interessadas podem entrar em contato pelo e-mail osmarcovalladao@yahoo.com.br.
Caso não encontre uma editora, os autores consideram a possibilidade de lançar por conta própria uma primeira edição do livro.
A história do coronel Fawcett já ganhou uma versão em quadrinhos em 2000, escrita por André Diniz e desenhada por Flavio Colin - leia a resenha aqui. Em 2010, a Devir Livraria republicou a obra.
O mistério do coronel FawcettO mistério do coronel FawcettO mistério do coronel Fawcett

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...