sábado, 17 de dezembro de 2011

A Marca de Fantasia não para de nos surpreender e de nos inspirar! Conheçam: Imaginário!

Imaginário! n. 1
Imaginário!
Editor: Henrique Magalhães
Revista eletrônica do Grupo de Pesquisa em Humor, Quadrinhos e Games, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFPB
João Pessoa: Marca de Fantasia
N. 1. Out. 2011. 91p.
ISSN 2237-6933
Arquivo gratuito em pdf: Imaginário! 1
Edição online: Imaginário! 1
É comum encontrar-se na atualidade a História em 

É comum encontrar-se na atualidade a História em Quadrinhos como elemento motivador da leitura, sendo adotada nos programas curriculares do ensino básico, aplicada em provas de seleção e utilizada como aferição de conhecimento e interpretação de discurso. Embora não sejam mais vistos como deletérios à formação da juventude, é certo que os quadrinhos, enquanto linguagem e meio de comunicação, continuam amplamente desconhecidos. Como afirma o pesquisador francês Thierry Groensteen, é preciso que se aprenda a ler as histórias em quadrinhos pelo que elas têm de mais representativo, que é sua linguagem icônica.
Desde a década de 1960 a academia vem se dedicando ao estudo dos quadrinhos, contribuindo de forma fundamental para seu reconhecimento como Arte. Os quadrinhos passaram de mero entretenimento a objeto de estudos, que resultaram no estabelecimento dos elementos próprios de sua linguagem. Atualmente os grupos de estudos, sobretudo ligados a programas de Pós-Graduação em Comunicação, se disseminam em todo o mundo, aprofundando a investigação sobre a capacidade criativa e cognitiva dos quadrinhos.
O Grupo de Pesquisa em Humor, Quadrinhos e Games – GP-HQG, do Núcleo de Artes Midiáticas do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFPB, criado em 2010, desenvolve estudos não só no campo das histórias em quadrinhos, mas também de expressões midiáticas paralelas e complementares, como o humor e os games. O estudo das Artes Visuais em sua interface com a Comunicação é o objetivo do grupo, que conta com uma equipe formada por alunos e professores do Mestrado em Comunicação e áreas afins.
Como os estudos não se completam sem sua difusão, a revista “Imaginário!” é o espaço de divulgação dos trabalhos realizados pelo grupo, em forma de artigos, resenhas, entrevistas, ensaios artísticos do próprio grupo e de colaboradores autônomos ou vinculados a outras instituições de ensino. Com este primeiro número apresentamos nossos trabalhos e abrimos espaço para a crítica e a colaboração dos interessados pelos temas. 
H. Magalhães

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...