segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Presos de penitenciária carioca recebem mostra de cartuns sobre doenças sexualmente transmissíveis

Por EBC

Uma mostra de que reúne 150 cartuns de artistas de 50 países, incluindo o Brasil vai ficar até o dia 17 de dezembro na Penitenciária Vicente Piragibe, no Complexo Prisional de Bangu, na zona oeste da capital fluminense. Os desenhos abordam o tema das doenças sexualmente transmissíveis.
O evento é resultado de uma parceria entre o Centro Cultural do Ministério da Saúde e a Secretaria Estadual de Administração Penitenciária (Seap). A exposição, pioneira em penitenciárias do país, também prevê um concurso de cartuns para os detentos, além de oficinas, cursos, palestras e exibição de vídeos sobre as doenças sexualmente transmissíveis, entre elas a aids.
De acordo com a assessoria do Centro Cultural do Ministério da Saúde, a atividade cultural visa a divulgar as ações de prevenção e tratamento das doenças na população carcerária do Rio, além de conscientizar parentes dos presos e funcionários do complexo penitenciário sobre o assunto.
A Penitenciária Vicente Piragibe abriga cerca de 1.400 detentos em regime fechado e é a décima unidade a receber a mostra.
Um evento semelhante já havia ocorrido no Rio este ano.  Só que a exposição anterior, realizada em julho, foi fruto do talento dos próprios detentos (BP).

Exposição de charges feitas por detentos será aberta em cadeia pública do Rio


Por HIV em Pauta
A exposição de charges premiadas do 1º Festival Internacional de Humor em DST e Aids foi inaugurada ontem na Cadeia Pública José Frederico Marques, do Complexo Penitenciário de Gericinó, em Bangu. Esta é a sexta unidade a receber a exposição e o concurso de cartuns feitos por detentos, ambos criados em 2004. Mais de 50 charges foram produzidas por internos das cinco unidades prisionais já contempladas pelo projeto.
A exposição, que pertence ao Centro Cultural do Ministério da Saúde, já passou por diferentes cidades do país e do exterior, como Nova York, Moçambique e o Cazaquistão, e apresenta 150 cartuns, de 300 trabalhos selecionados de mais de 50 países.
Segundo a coordenadora do Centro Cultural, Jussara Valadares, a exposição busca conscientizar a população carcerária e seus parentes sobre a importância da prevenção e do tratamento das doenças sexualmente transmissíveis (DST), HIV e aids. “O objetivo é abordar esse universo de forma lúdica e trabalhar sobretudo a importância da prevenção não apenas com os internos, mas também com os familiares e os funcionários das unidades prisionais”
A exposição poderá ser vista até o dia 5 de agosto na unidade. Após esse período, a mostra e o concurso seguem para as outras instituições do complexo e a ideia é que passem por todas as 25 unidades de Gericinó. As charges podem ser vistas também na exposição virtual do festival, na página do Ministério da Saúde na internet.
A coordenadora explicou que ao final do concurso, que termina em 2013, será criado um calendário com as 12 charges finalistas. “Cada mês do ano terá um charge premiada”.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...