domingo, 26 de fevereiro de 2012

Personagens Ambientalistas

Por Garotas Nerds

Eu, como bióloga (assim como o Professor Xavier) e estudante de Botânica, achei que valia uma homenagem aos heróis e vilões ligados ao Meio Ambiente. Apesar de ser um tema em voga, ele ainda é pouco explorado nos quadrinhos. De fato, há mais vilões que heróis que defendem o Meio Ambiente, chamados ecoterroristas. Alguns deles são muito famosos, outros nem tanto. Ainda há alguns dos quais os poderes são derivados das plantas e animais. Conheça agora uma lista de personagens que acham que proteger a Natureza vale alguma coisa ou que pelo menos, precisam agradecer a ela.
Eu não sei se o nome dele foi traduzido, mas esse rapaz tentou ser da Legião dos Super-heróis e não conseguiu. Ele pode aumentar o crescimento das plantas e finge poder falar com elas. Acabou ajudando a fundar a Legião dos Heróis Substitutos.
Buddy Baker tem o poder de emular as habilidades de qualquer criatura da Terra e até além dela. E além disso, ele costumava falar com o público, dando a nós momentos de muitas risadas.
Black Tom Cassidy
Primo do X-MEN Banshee e o maior amigo do Fanático. Ele já era mutante, mas depois de um contato com uma substância oriunda de uma planta, ele acabou virando um “homem-vegetal”. E ele continua mal.
Homem Florônico
Segundo ele mesmo, ele é um habitante de uma outra dimensão, conhecidos como dríades, e se auto-denominava HOMEM-PLANTA. Mais tarde, ele usou uma substância que o transformou em um homem planta mesmo. Ele está na vida de diversos heróis (Eléktron, FLash, Lanterna Verde, Mostro do Pântano) e tem uma certa responsabilidade nos poderes da Hera Venenosa. Enfim, ele é um homem ocupado.
Escalpo
Vocês podem não lembrar dela, mas Paige Guthrie (irmã do Míssil dos Novos Mutantes) foi um membro da adorável Geração X (aquele grupo de jovens dos anos 90 que ganhou até filme). Quando o time terminou, ela foi para o norte ajudar ambientalistas, pois percebeu que, para ajudar pessoas, não é preciso necessariamente usar seus poderes. Depois, é claro, ela voltou e teve até um relacionamento com o Anjo.
Ra's a Ghul
Esse grande vilão do Batman pode ser considerado um ecoterrorista, pois, vendo o que aconteceu com o mundo nesses mais de 700 anos de vida, percebeu que a humanidade não merece mais viver. E claro que a situação ambiental pode ser citada. Como ele acha o que nos tornamos é ruim, ele tem que acabar conosco.
Aquaman
Sua função não é proteger os humanos, mas sim seu reino, os oceanos. Orin foi abandonado ainda bebê por causa da cor de seu cabelo, e acabou passando uma parte da infância sendo criado por golfinhos, então nada mais certo que proteger a vida marinha em troca. É um os heróis mais ligados ao Meio Ambiente, sendo que possui aventuras que enfrenta pescadores de baleias, matadores de golfinhos, e já se uniu a Liga da Justiça por causa de vazamento de óleo no oceano.
Hera Venenosa
Ela é provavelmente a ecoterrorista mais divulgada dos quadrinhos. Uma das vilãs mais conhecidas, poderosas e lindas do Batman, Pamela Isley tem phD em bioquímica botânica, e claro, uma poderosa ligação com as plantas. Ela pode ouvir e falar com elas, além de fazer tudo o que faz para proteger as plantas do planeta. Nem dá para perceber o quanto eu gosto dela, né? Ela tem alguma ligação com a comunidade vegetal “O Verde”, conhecida do nosso próximo da lista.
Monstro do Pântano
Ele tem nome de vilão, mas mesmo assim, é um dos heróis mais interessantes da DC/Vertigo. Quando Alec Holland se tornou uma criatura vegetal, tudo que ele queria era seu corpo de volta. Mas depois de pesquisas, descobriram que ele não podia voltar, pois não fora seu corpo que se transformara naquilo, foi o Pântano que capturou suas memórias, habilidades e conhecimento. Alec Holland estava morto. Entre muitas aventuras, ele encontra o amor, família, John Constantine, o Parlamento das Árvores, enfim, uma nova vida. E ainda descobre que já existiram outros Monstros do Pântano, e a função desse “posto” é proteger o Parlamento das Árvores, uma comunidade vegetal chamada “O Verde”, que representa todas as plantas da Terra. Nada mal.
Menção Honrosa: Cap. Planeta
Eu sei que muitos sentiram falta do Capitão Planeta, mas ele não pode ser considerado um personagens de HQs. Sim, ele esteve em uma HQ da Marvel de 1991 com apenas 12 edições, mas mesmo assim, acho que ele não pode ser enquadrado no que eu escrevo. Mas como todos nós fomos criados assistindo, estou colocando, a pedidos, essa menção a ele. Obrigada, Capitão Planeta, por ter nos ensinado a importância da reciclagem!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...