domingo, 16 de outubro de 2011

Publicação da MultiRio ensina alunos a criar suas histórias em quadrinhos

Por JB

Para comemorar o Dia das Crianças, a Secretaria Municipal de Educação do Rio e a MultiRio lançaram um guia prático em que fãs de histórias em quadrinhos terão oportunidade de aprender técnicas para criar seus próprios personagens. 
Que tal aprender a fazer uma história em quadrinhos enquanto lê uma história em quadrinhos? Esta é a proposta de Quadrinhos – Guia Prático, publicação da MultiRio que chega em breve às escolas da Rede Municipal do Rio de Janeiro. O objetivo da publicação é auxiliar os professores e os alunos no desenvolvimento de atividades em sala de aula que utilizem a linguagem dos quadrinhos, hoje reconhecida como literária por vários estudiosos.
 No guia prático, professores e alunos aprenderão os principais conceitos das HQs  
 No guia prático, professores e alunos aprenderão os principais conceitos das HQs  
No guia prático, professores e alunos aprenderão os principais conceitos utilizados na criação de histórias em quadrinhos (HQs), como o tempo da narrativa, o uso de balões e letras, o desenho de personagens e a elaboração de roteiros.
O material contém, ainda, a seção Trocando Ideias, que apresenta curiosidades e técnicas, e um passo a passo para o aluno desenvolver uma HQ.
“Os quadrinhos podem ser utilizados como meio de aproximação com outras mídias, outras linguagens, como o audiovisual, e também com diferentes tecnologias – visto que, atualmente, existem programas de computador que permitem à criança ou ao jovem criar sua própria história em quadrinhos. Com esse guia prático, reconhecemos que as histórias em quadrinhos podem ser de grande auxílio na prática pedagógica e no incentivo à leitura”, avalia a Secretária Municipal de Educação do Rio, Claudia Costin.
Futuramente, mais estudantes poderão enviar outras histórias criadas
Futuramente, mais estudantes poderão enviar outras histórias criadas
Para a Presidente da MultiRio, professora Cleide Ramos, a publicação pode estimular o surgimento de novos talentos nas escolas. “Em um fascículo de metalinguagem como Quadrinhos – Guia Prático, é possível exercitar a arte das HQs em processos criativos, quando novos talentos poderão surgir e, se estimulados, ser bem-sucedidos. Mais ainda, esta publicação poderá favorecer mestres e alunos no exercício da visão crítica para a leitura do mundo atual”, afirma.
O material faz parte de um conjunto maior de ações da MultiRio para incentivar as escolas a usarem a linguagem das HQs. Hoje, tirinhas criadas por alunos já estão presentes nas edições bimestrais dos boletins O Tagarela e Entre Jovens, que são distribuídos nas escolas pela MultiRio.
Futuramente, mais estudantes poderão enviar outras histórias criadas por eles para serem selecionadas e publicadas. Além disso, está sendo preparado um curso de capacitação sobre HQs para as escolas municipais.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...