segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Rose Araújo lança "Iscola… o crime"

Por Milena Azevedo - GHQ

“Iscola… o crime”, de Rose Araújo, é uma coletânea das tiras de quadrinhos criadas em 2006 e publicadas no jornal Graphiq (SP) desde 2007. Com humor desconcertante, a cartunista, que também é professora de artes, retrata o atual universo escolar cheio de problemas como violência, dif iculdade de aprendizagem, bullying e desvalorização do profissional de educação – fatos tão distantes de nossa memória afetiva escolar.
O livro tem 104 páginas e apresenta 160 tiras com os anônimos personagens da “iscola” e custa R$ 18,00. A publicação, com projeto gráfico que remete aos antigos cadernos escolares pautados, traz também fragmentos de trabalhos de alunos e reportagens que mostram a violência crescente que insiste em assombrar nossas salas de aula.
Com algumas histórias literalmente vivenciadas nas escolas, por Rose Araújo e seus companheiros de prof issão, o livro mostra essa turma de alunos, personagens anônimos da vida real, que têm suas identidades ocultadas e protegidas por tarjas pretas, capuzes e bonés. Anônima também é a “sofressora”, ou melhor, professora, que não aparece nas tiras. Uma representação da invisibilidade e da impotência desses profissionais frente à realidade social do país, que muitos insistem em ocultar.
“Iscola… o crime”: um registro crítico, um exercício de observação e, infelizmente, a vivência das salas de aula nos tempos atuais.
Rose Araújo é cartunista, desde 1998, do jornal Extra/Revista Canal Extra(RJ), com a tirinha “Os Amigos da Lis” e, a partir de 2007, do jornal Graphiq (SP),com a tirinha “Iscola… o crime”.
No início de 2006, foi convidada para ser uma das representantes do Brasil na exposição “As Mulheres Criadoras e a Arte da Caricatura”, que contou com a participação de 42 desenhistas de 23 países e percorreu, até 2011, países como Peru, Espanha, Portugal, México, Itália, Cuba, Estados Unidos e China.
Designer e autora, em parceria com o amigo Luis Saguar, dos textos e dos projetos gráficos dos livros Almanaque do Ziraldo (2007) e da Edição Comemorativa FLICTS 40(2009), publicados pela Editora Melhoramentos. É autora também dos livros infantis “Os Amigos da Lis”, “Simplesmente Lis”, “Eu sou o Zil”, “Doce Mel” e “Era uma vez o Sal”, publicados pela editora Editora Zeus/Nova Fronteira. Participou das coletâneas “Tiras de Letra – Até debaixo d’água” (2008), “Tiras de Letra – Na batalha” (2009) e “Tiras de Letra – Nota dez” (2010) da Editora Virgo. No início do ano de 2010, participou da revista Subversos nº6, com as tiras Iscola… o crime.
Quem quiser comprar diretamente com a autora, basta enviar e-mail para contato@rosearaujo.com, com o assunto (subject) COMPRA.

A Rose Araújo também estará integrando a intrépida trupe que irá imortalizar o stand # 4 do FIQ - 2011. Aguarde ainda nessa semana a lista dos lançamentos e autores que participarão de nossas sessões de autógrafos. 

O FIQ começa:em 1 mês, 1 semana, 5 dias

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...