sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Oficina de chargistas leva grandes mestres da charge e do cartoon à Gibiteca

Por Agora Paraná

Cartunista Luiz Solda e o chargista Ademir Paixão com a equipe da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer
Foto: Josiany Ohde/PMQB
Conhecer os grandes nomes da charge e do cartoon talvez seja o sonho de todo o admirador destas ilustrações que há anos vêm testemunhando os fatos e acontecimentos do país de forma opinativa, crítica e bem-humorada. O que seria sonho para alguns foi realidade para os alunos do Núcleo de Histórias em Quadrinhos da Gibiteca de Quatro Barras, que na terça-feira (27) participaram de uma oficina com o cartunista Luiz Solda e o chargista e ilustrador Ademir Paixão - dois profissionais reconhecidos em todo o cenário nacional, que já atuaram e continuam atuando nos principais jornais do Paraná.
O contato e a proximidade com os alunos permitiram uma troca incalculável: a da experiência. “A coisa mais valiosa que podemos passar é o conhecimento, é o que aprendemos em todos estes anos. Estamos vendo o interesse deles, e certos de que se estudarem e levarem a sério, poderão ter a charge e o cartoon como profissão”, disse Solda.
Durante a oficina, os cartunistas mostraram alguns dos seus trabalhos, deram dicas importantes e fizeram charges conjuntas. “O desenho está na cabeça de toda a criança, por isso a aceitação das charges e cartoons por este público. As ilustrações fazem com que as crianças entendam mais sobre a política e o cotidiano. Não há nada mais gratificante do que perceber que eles estão mudando seu olhar”, comentou Paixão.
Os dois mestres da ilustração vieram à Quatro Barras voluntariamente, à convite da Casa da Cultura, que concentra a Gibiteca e o Núcleo de História em Quadrinhos, onde o desenho, as charges e os cartoons são desenvolvidos como projeto de contraturno escolar para crianças e jovens, ministrados pelo professor Enéas Ribeiro. A utilização do desenho como função social vem sendo colocada em prática por Solda desde 2003, nas oficinas ministradas em Piauí, e há quatro anos por Paixão, que levam o conhecimento e a experiência para jovens e crianças que se interessam pelo tema.
“Só podemos agradecer a presença destes gigantes do cartoon e da charge, que estão enriquecendo um trabalho que já vem mostrando resultados excelentes na Casa da Cultura. Esta proposta vai ao encontro dos programas de incentivo à cultura e de contraturno escolar implantados pelo prefeito Loreno Tolardo, que estimulam o senso crítico e o desenvolvimento de novas habilidades nas crianças”, disse o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Fernando Cunha.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...