terça-feira, 20 de setembro de 2011

Morreu o desenhista Gilles Chaillet

Por UHQ

Gilles Chaillet
A editora Glénat informou que o desenhista Gilles Chaillet faleceu no dia 14 de setembro de 2011, em Margency, na França.
Os últimos sete dias foram tristes para os quadrinhos franco-belgas, pois, além de Chaillet, também morreram Jean-Paul Mougin, o criador da revista A Suivre, em 13 de setembro; e o desenhista Daniel Hulet, no dia 9 de setembro.
Chaillet, criador da série Vasco, nasceu em 3 de junho de 1946, em Paris, na França. Ele cresceu lendo as aventuras do Chevalier Blanc e de Blake et Mortimer, na revista Tintin.
Começou sua carreira em 1965, como desenhista de vários estúdios. Nesse período, foi colorista daDargaud, trabalhando em séries como Tanguy et Laverdure, Achille Talon e Blueberry.
Entre 1973 e 1974, ilustrou anonimamente - no lugar de Uderzo - 14 dos 16 álbuns de Ideafix (o cachorrinho de Asterix e Obelix), dedicados ao público infantil. Embora o personagem seja derivado de Asterix, as histórias destes volumes não têm nenhuma relação com o título original.
Em 1976, foi convidado por Jacques Martin (autor de Alix) para desenhar a série Lefranc.
Gilles Chaillet
Em 1980, iniciou a publicação da série Vasco, nas páginas da revista Tintin.Vasco, seu trabalho mais famoso, é uma HQ histórica, com 23 volumes publicados entre 1980 e 2010. Chaillet escreveu todos os roteiros e ilustrou 21 volumes da série.
Desde 2007, os álbuns de Vasco são ilustrados por Frédéric Toublanc.
O protagonista, Vasco, é um jovem italiano cujo tio é um sujeito rico de Siena, na Idade Média. À serviço de seu tio, Vasco viaja pela Europa resolvendo diversos conflitos e revelando ao leitor a realidade desse período da história.
Em 2001, Chaillet escreveu o primeiro volume de Tombelaine, álbum desenhado por Bernard Capo e publicado pela Casterman.
Chaillet escreveu e ilustrou seu álbum seguinte, La dernière Prophétie (série de quatro volumes), lançado pela Glénat, em 2002. Em 2003, voltou às colaborações, escrevendo o roteiro de Intox, álbum ilustrado por Olivier Mangin.
Um de seus trabalhos mais impressionantes - e que revela sua paixão pela história - é Dans la Rome des Césars, editado pela Glénat em 2004. O livro é uma espécie de Atlas da Roma antiga.
Ao longo da carreira, Chaillet também desenhou as séries Voyages d'Alix, Les Voyages d'Orion, Le Triangle secret; e Vinci, l'Ange brisé.
Seu trabalho mais recente é Les boucliers de Mars, que tem enredo de Chaillet e arte de Christian Gine. A Lombard publicará, em fevereiro de 2012, o 24º livro de Vasco, com texto de Chaillet e arte de Toublanc.
Arte de Gilles ChailletArte de Gilles ChailletArte de Gilles Chaillet

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...