terça-feira, 23 de agosto de 2011

Exposição: “Diálogos”, de Fernando França.

Por Zine Brasil

Segundo informações do Diário do Nordeste, tem inicio amanhã, dia 24 de Agosto, a exposição intitulada “Diálogos”, de Fernando França, a exposição começa as às 19h30, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, reunindo retratos de artistas plásticos cearenses e dando uma mostra da atual produção no Estado do Ceará.
O artista Fernando França
É um total de 23 artistas plásticos cearenses retratados pelo artista Fernando França, e fazem parte do projeto os artistasEstrigasNice,Heloísa Juaçaba,Hélio Rôla TarcísioDescartes GadelhaAscalFélixJosé Mesquita,Aderson MedeirosAlanoRoberto GalvãoCarlos CostaVando Figueiredo,Eduardo EloyFrancisco Vidal JúniorJosé GuedesCláudio CésarTotonhoLaproviteraMano AlencarFrancisco de AlmeidaHemeterio e o próprioFernando.
Eles foram convidados para a abertura da exposição, que inclui ainda o lançamento de um livro com registros do processo criativo de cada quadro por meio de fotografias e um documentário elaborado por alunos do Grupo de Estudo de Documentário (GEDoc) do curso de Audiovisual e Novas Mídias da Universidade de Fortaleza (Unifor).
A ideia surgiu quando Fernando fazia uma residência artística na França, o que, segundo ele, deu-lhe o distanciamento necessário para perceber a realidade da produção de artes plásticas cearenses. “Percebi a qualidade e a diversidade de artistas que temos e que somos nós quem temos que valorizar essa produção, não esperar que alguém de fora faça. Eles fazem isso com seus artistas“, defende.
Obras traz detalhes que lembram os quadrinhos
Quadrinho

Traço marcante na obra de Fernando França, os elementos das histórias em quadrinhos são também aplicados nesta série como uma forma de ampliar as possibilidades da tela e abrindo espaço para a intervenção de cada artista. “Quando elementos dos quadrinhos são inseridos no retrato, dão um certo dinamismo. Aqui, o retratado expõe também a sua imagem e essa imagem constrói o retrato“, reflete. Ele defende a importância dos quadrinhos para a arte ainda que seja uma expressão vinculada a cultura de massas. “Ainda leio, coleciono histórias em quadrinhos. Existem grandes artistas no mundo dos quadrinhos que geralmente quem trabalha com pintura desconhece”.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...