sexta-feira, 22 de julho de 2011

Turma da Mônica Jovem vai envelhecer em tempo real, revela Maurício de Sousa

HQ passará a ter seus personagens envelhecendo em 2012
Por Judão

Turma da Mônica Jovem É o maior sucesso editorial dos quadrinhos brasileiros em toda a história. FATO. A recente edição 34, com o primeiro beijo entre Mônica e Cebolinha (ou Cebola, como ele próprio prefere na nova versão) alcançou uma tiragem de 500 mil exemplares, quase cinco vezes mais do que um gibi de super-heróis badalado vende nos Estados Unidos. Porém, as novidades não vão parar por aí, como Mauricio de Sousa revela em entrevista publicada hoje na Folha.com.
De acordo com o quadrinista, o principal paradigma das HQs da Turma será quebrado: os personagens vão passar a envelhecer a partir do final de 2012. A intenção é que o envelhecimento seja em tempo real, com a Mônica e companhia crescendo ano após ano. Assim, eles vão amadurecer, se alistar ao Exército, casar, ter filhos, netos… Como qualquer bom mangá que dura anos e anos.
Sobre a mudança, Mauricio disse o seguinte para a Folha:
“Gibis, jornais, remédios e alimentos têm prazo de validade. Você tem de rejuvenescer, se adaptar. Será como um folhetim, uma história ininterrupta. [...] Tenho planos de montar uma equipe com psicólogos e médicos.”
É claro que a mudança também tem um objetivo comercial, já que Mauricio de Sousa também é empresário. Além da Turma da Mônica Jovem crescer com o seu público, as HQs poderão trazer em suas páginas novos produtos assinados pelo quadrinista assim que os personagens vão crescendo. Além disso, Mauricio de Sousa já adianta que a manobra tornará possível a criação de eventos para os aniversários de Mônica, Cebola e companhia.
As mudanças só devem acontecer no final de 2012 por um simples motivo: a resistência interna dentro da própria Mauricio de Sousa Produções.

O primeiro beijo!
É bom lembrar que este tipo de envelhecimento não é incomum nas HQs. Nos mangás é até normal. Já nos quadrinhos estadunidenses é um pouco menos comum, mas também acontece. O próprio Homem-Aranha, quando começou a ser publicado, estava no colégio. Depois cresceu e chegou a até se casar com a Mary Jane. A novidade, no entanto, é que este envelhecimento ser em tempo real.
É claro que se esta mudança for mal recebida pelos leitores, Mauricio de Sousa saberá mudar os rumos rapidamente. Para exemplificar isso, cito um outro trecho da própria entrevista para a Folha.com, na qual o quadrinista contou que a ideia de tornar Mônica e Cebola namorados surgiu após um feedback da editora Panini, que avisou uma queda de vendas em três edições seguidas.
O projeto é bem interessante, até porque, ao envelhecer, a Turma da Mônica Jovem poderá fazer uma ponte para outros tipos de HQs. Todo o mercado sairá ganhando.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...