sexta-feira, 22 de julho de 2011

Livro reúne histórias de 4 heróis das HQs adaptadas para o cinema

Por EPTV

Autores da região Central relatam detalhes e curiosidades em guia para leigos e fãs


Sucesso de bilheteria, algumas das produções cinematográficas baseadas nas histórias em quadrinhos resumem em menos de duas horas a vida de personagens que existem há mais de 50 anos. Detalhes sobre a origem desses super-heróis e curiosidades que ficaram de fora das telas do cinema estão no livro “Quadrinhos no Cinema – O Guia Completo dos Super Heróis”, escrito pelo trio de amigos Alexandre Callari, Bruno Zago e Daniel Lopes, com enfoque para os personagens Thor, Capitão América, Lanterna Verde e Conan.
Colecionador de quadrinhos desde 1987, o escritor Alexandre Callari, de 35 anos, explica porque personagens como Besouro Verde e os mutantes X-Men, que também tiveram suas histórias adaptadas para o cinema recentemente, ficaram de fora do guia. “O Besouro Verde é um personagem de pouca expressão nos quadrinhos e a história dos X-Men renderia um livro só para ela e se tornaria uma obra monstruosa, o que inviabilizaria o projeto.”
O livro lançado pelo selo Generale, braço da editora Évora focado na cultura pop, traz desde curiosidades da biografia dos autores a dicas de quadrinhos considerados essenciais para o melhor conhecimento dos personagens. Segundo Callari (foto ao lado), o objetivo do trio era reunir em uma mesma obra informações que suprissem a curiosidade do leigo em HQs, que acabou de ver o filme e deseja se aprofundar na história, e que também não desapontasse os leitores assíduos dos quadrinhos. “O grande desafio foi fazer um livro que agradasse ao fã e que ao mesmo tempo não fosse altamente técnico para aqueles que acabaram de ver o filme e querem saber mais detalhes sobre os super-heróis. Tentamos fazer um livro que agradasse tanto ao iniciante quanto o fã que já conhece as histórias.”
O processo de desenvolvimento levou um ano entre pesquisas, produção e formatação. O resultado é uma obra de 240 páginas com centenas de ilustrações dos quatro super-heróis. O trio de autores se conheceu durante uma exposição dos quadrinhos de Callari, que atualmente conta com um acervo de mais de 11 mil publicações, no Sesc Araraquara. O publicitário Bruno Zago, assim como Callari, mora em Araraquara e o economista Daniel Lopes, vive em São Carlos. Os três são responsáveis pelo site Pipoca e Nanquim, especializado em quadrinhos e cinema, e juntos apresentam o programa de mesmo nome veiculado aos fins de semana na TV e rádio Uniara.
A pesquisa de conteúdo foi feita com base em publicações impressas, sites especializados e documentários sobre o gênero. “A tese de mestrado do Daniel foi sobre o mercado de HQs no Brasil, então ele tinha muitos livros sobre o tema. Também buscamos fontes seguras na mídia impressa e em pelo menos três ou quatro sites de respeito”. Entre algumas das principais referências, ele cita os jornalistas Gonçalo Junior, Paulo Ramos e Manoel de Souza, o livro “Homens do Amanhã”, de Gerard Jones, o documentário “Marvel Then and Now: An Evening with Stan Lee and Joe Quesada”, de 2007, entre outras.
Durante as pesquisas, Callari conta que descobriu muitos detalhes na biografia dos autores que ainda não conhecia. “A intenção original era que não tivesse tanto detalhe, mas durante as pesquisas apareceram várias curiosidades. Não queria que as informações fossem jogadas aleatoriamente.”
Entre suas preferências, Callari cita as publicações da Vertigo, Panini, a série de mangás "Gen Pés Descalços", lançada no Brasil pela Conrad, e os autores Alan Moore, Neil Gaiman, Frank Miller, Will Eisner, Kazuo Koike, Stan Lee e Jack Kirby.
Para os entusiastas do gênero, o autor recomenda o site Universo HQ, do jornalista Sidney Gusman, como fonte de referência. “Não gosto dos sites que tratam os quadrinhos de forma pejorativa. Procuro evitar esse tipo de linguagem.”
Serviço:
“Quadrinhos no Cinema – O guia completo dos super-heróis”
Editora Évora
Autores: Alexandre Callari, Bruno Zago e Daniel Lopes
Páginas: 240

Informações: www.editoraevora.com.br

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...