sexta-feira, 22 de julho de 2011

Gibiteca de Quatro Barras participa da Convenção Internacional de Quadrinhos

Por Agora Paraná
Gibiteca de Quatro Barras é a maior da região metropolitana. Em todo o Brasil existem apenas 20 em atividade Foto: PMQB

Maior Gibiteca da Região Metropolitana foi representada no evento, que concentrou palestras, oficinas, lançamentos de livros, sessões de autógrafos e exposições

Inaugurada há três meses, a Gibiteca de Quatro Barras já marcou presença em um dos maiores eventos direcionados ao setor e inédito no Sul do país: a Convenção Internacional de Quadrinhos de Curitiba, a Gibicon n°0. O evento realizado em Curitiba, entre os dias 15 e 17 de julho, promoveu palestras, oficinas, lançamentos de livros, sessões de autógrafos e exposições, com a presença de desenhistas e roteiristas de histórias em quadrinhos do Brasil, e de países como Argentina, Itália, França e Alemanha.
O evento que surge como parte das festividades dos 30 anos da Gibiteca de Curitiba - a primeira do país - que será comemorado no ano que vem, é chamado de “zero” por ser uma prévia das diversas atividades da próxima edição.
Quatro Barras foi representada pelo cartunista e professor do Núcleo de Histórias em Quadrinhos, Enéas Ribeiro Correa, e por alunos do curso, que participaram entre outras atividades das oficinas de desenho, com Ibraim Roberson - desenhista de personagens como X-Men; de mangá, com Erica Awano, considerada a melhor desenhista de mangá do Brasil; e do debate “A importância das Gibitecas”, com a presença dos palestrantes Afonso Andrade, coordenador do Festival Internacional de Quadrinhos; Maristela Garcia, coordenadora da Gibiteca de Curitiba; e Sonia Luyten, uma das mais importantes personalidades na pesquisa de HQs.
O evento encerrou no Memorial de Curitiba, e segundo Enéas, foi uma oportunidade valiosa de conhecer quadrinistas nacionais e internacionais. “Este intercâmbio com artistas foi muito produtivo, permitiu aos alunos entender como funciona o mercado de trabalho e o nível técnico dos profissionais. A participação da gibiteca e dos alunos só reforça o trabalho que vem desenvolvido no município”, disse.
Entre os destaques, estiveram presentes os quadrinistas internacionais Fabio Civitelli, Hervé Bourhis, Lucio Filippucci e Salvador Sanz. Vinte dos principais autores brasileiros também marcaram presença, entre eles Lourenço Mutarelli, Fábio Moon e Gabriel Bá. Muitos deles presentearam o município com artes originais - desenhos dedicados à gibiteca.

Visibilidade
O prefeito Loreno Tolardo, que incentiva a atividade, falou sobre a importância da integração entre profissionais e alunos, e também sobre a Gibiteca de Quatro Barras, que já conta com um acervo de mais de 3.500 exemplares.
“A implantação da Gibiteca foi mais uma ação de incentivo à cultura e ampliação de projetos voltados ao contraturno escolar. Queremos que nossas crianças e jovens aprendam novas técnicas, aperfeiçoem talentos e desenvolvam atividades culturais, que agreguem conhecimento e abram as portas para novas artes, que estão despontando dentro e fora do Brasil”, disse.
Em tamanho e acervo, a Gibiteca de Quatro Barras está em terceiro lugar no Paraná, ficando atrás apenas da Gibiteca de Curitiba e da Biblioteca Pública do Paraná. O espaço oferece ao público a leitura local, e também o Núcleo de Histórias em Quadrinhos, com aulas gratuitas à comunidade. Quem coordena o trabalho é a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...