segunda-feira, 18 de julho de 2011

Cópia x Referência na Ilustração

Por Mario Mancuso

Olá, pessoal que gosta de ilustração!
Hoje falarei sobre um assunto que aparece constantemente nas rodas de conversa de quem trabalha com atividade intelectual de criação: o limite entre cópia e referência. Começarei falando sobre a referência primeiro.
Usar referência é quando coletamos informações, materiais ou peças quaisquer que nos ajudam a chegar em um conceito, ideia ou solução. É muito comum nos meios criativos, principalmente na ilustração.
Ao contrário do que se imagina, o ilustrador não sabe desenhar de tudo e nem conhece de tudo. Podemos até saber um pouco mais, nem sempre acontece, entretanto o que diferencia um ilustrador de outros profissionais é saber ‘ver’ formas, texturas, etc e aplica-las mesmo q sem nunca ter visto. Neste contexto que entram as referências, pois o autor busca fontes para compor, criar e executar sua obra.
As referências podem ser visuais, técnicas ou conceituais, aplicadas de forma a serem mais ou menos explicitas, as vezes na forma de homenagens.
Alguns exemplos que podemos conferir de referências:
a) O personagem da Marvel Nick Fury é retratado com a aparencia do ator Samuel L. Jackson na linha Ultimate. Fez tanto sucesso que o próprio ator foi convidado a interpretar o prsonagem no cinema.
b) Reinterpretações da famosa capa de Amanzing Fantasy 15 que trouxe a estreia do Homem-Aranha.
c) Ilustração dos vingadores feita sobre a capa do filme Army of Darkness.

No caso de plágio, o conceito, elementos gráficos e diagramação são copiados, reproduzidos com poucas diferenças (o que torna evidente o plágio). É crime passível de processo judicial.
Alguns exemplos de plágio:
a) O caricaturista Leopoldo Henriquez teve dois casos de plágio q narra em seu blog. Aqui um deles no qual um larápio pegou os corpos (nas extremidades) de duas caricaturas e mudou as cabeças (no centro).

b) A HQ Velta de Emir Ribeiro com várias imagens copiadas de HQs norte-americanas (prática comum nesse meio).

Em tempos de internet é impossivel se precaver pois a oferta de imagens é infindavel. É necessário e recorrente o uso de referencias , como na minha ilustração mostrada abaixo. Contudo, reproduzir, mesmo que pacialmente um trabalho alheio é total falta de ética e um caminho certo ao suícidio profissional.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...