segunda-feira, 18 de julho de 2011

Auto da Barca do Inferno ganha adaptação em quadrinhos

Por UHQ

O álbum Auto da Barca do Inferno é o sétimo título da coleção Clássicos em Quadrinhos, da editora Peirópolis.
Na adaptação, o texto de Gil Vicente, escrito originalmente em 1517, consta na íntegra e em português arcaico, porém há notas nas páginas com a tradução de algumas palavras e termos que facilitam o entendimento do leitor.
A adaptação é de Laudo Ferreira, que também teve a ideia do projeto. De acordo com o autor, além do grande interesse pelo texto e pela temática da obra de Gil Vicente, um detalhe que ajudou muito na adaptação foi a ligação que tinha com o escritor, pois sua esposa, que é atriz, trabalhou durante anos com esse texto no teatro.
Para a adaptação, Laudo contou com a assessoria literária do dramaturgo e professor de literatura Maurício Soares Filho, que já realizou várias montagens teatrais do texto de Gil Vicente.
Na história, num indefinido cais, duas embarcações, uma destinada ao céu e outra para o inferno, esperam seus passageiros para a derradeira viagem de todos. As figuras que por lá passam representam figuras da sociedade portuguesa da época e que refletem modelos da nossa atual sociedade.
Figuras como o fidalgo, a cafetina, o agiota, os juízes corruptos, o homem que morre no lugar de outra pessoa - todos julgam merecer o céu, mas já têm espaço reservado na barca do inferno.
O álbum tem cores de Omar Viñole.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...