quinta-feira, 9 de junho de 2011

HUMOR GRÁFICO: ALGO PARA SER LEVADO A SÉRIO!

Pula a fogueira, iá-iá! Baixa na net, iô-iô!

Por Beto Potyguara
Mês de junho é mês de quadrilhas, quentão, canjica, pamonha, muito milho cozido e... do retorno dos lançamentos da República dos Quadrinhos!
Sim! Estamos de volta! E vamos botar o nosso arraiá junino pro povão vê! Três! Eu disse TRÊS! Três lançamentos neste mês pra esquentar o período junino. 
Começando hoje, com o lançamento de nosso primeiro Web Book
Simmmm! A partir de agora, estaremos disponibilizando também livros virtuais de conteúdo acadêmico: monografias, teses, dissertações, comunicações, enfim... é o "Quadrinhos na Academia" pedindo passagem. 

O mais novo selo da RQ que vem se reunir ao AMOSTRA GRÁTIS, que também está se arrumando para o seu Anarriê! Mas por enquanto, o Alavantú vai ficar por conta da obra de Antoni Wroblewski. (Queeeeeeeeeem?!)
Bem, faz tempo que ele não dá as caras por aqui, mas o jovem paranaense de 26 anos, é um dos fundadores da Repúblicas dos Quadrinhos, participou de nossas duas exposições em Natal ("Mostra de tiras: O que não está no gibi, está por aqui!" e "Mitos e Herois: releituras contemporâneas"), é o criador da série Mané e Ninguém que por muito ano tempo saiu pelo Tirando uma  e que agora faz às honras e estreia um novo espaço para os jovens escritores universitários ou não, que queiram disponibilizar os seus trabalhos em um novo formato e colocá-los numa vitrine que pode vir a torná-los impressos, porquê não?

Carcará foi lançado inicialmente como webcomic (faturando uma indicação ao 27º Ângelo Agostini) antes de ganhar sua versão impressa e definitiva. Os Web Books, assim como, as Webcomics, são ótimas "bonecas" para serem levadas às editoras ou possíveis patrocinadores e mais, conseguem um alcance e uma projeção de seu trabalho (se bem divulgada) que vai muito além do trabalho impresso.
Mas independente disso, o "HUMOR GRÁFICO: algo para ser levado a sério" já está disponível para download. Trata-se de uma adaptação do trabalho de conclusão de curso que o Antoni apresentou ao Departamento de Artes da UFPR, em 2009. Seu objetivo nesse trabalho foi o de nos apresentar a origem do termo e o cenário em que ele se apresenta sob um panorama geral, da antiguidade aos dias atuais: das obras de Ticiano as charges dos jornais de domingo! Pinturas, desenhos, manipulação de imagens, caricaturas, charges, cartuns, tiras e histórias em quadrinhos, nada foi esquecido. Reconmendado tanto para leigos, curiosos e iniciantes na nona arte, quanto para os "bambans" do assunto que podem fazer uma releitura do que já sabem e aplicam. Uma agradável sugestão de leitura e um instigante e saudável convite aos futuros universitários e recém-formados que possuem trabalhos similares a  virem para o "Quadrinhos na Academia"
Convite e apresentações feitas, alavantu!E preparem-se para o passeio na roça... mas antes baixe aqui o Humor Gráfico do Antoni!
 

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...