segunda-feira, 18 de julho de 2011

A Divina Comédia ganha adaptação brasileira



A Divina Comédia em Quadrinhos é a transposição para a linguagem dos quadrinhos do poema épico de temática religiosa de Dante Alighieri. Esse grande clássico renova-se nas aquarelas de Piero Bagnariol, que se esmerou na tradução em imagens da obra reconhecida como a mais rica fonte da cosmovisão medieval, retratada por mestres como Botticelli, Doré e Dalí.


Enquanto se dedicou à pesquisa iconográfica, Piero contou com a parceria de seu pai,Giuseppe Bagnariol, para elaborar roteiros de passagem entre trechos do texto original. Estes trechos, por sua vez, foram escolhidos pela dupla com o suporte da especialista na obra dantesca Maria Teresa Arrigoni, que também orientou a escolha das traduções -Jorge Wanderley para o Inferno e Haroldo de Campos para o Paraíso. A tradução do Purgatório é de Henriqueta Lisboa, autora cuja obra está nas mãos da Editora Peirópolis.


Piero e Giuseppe Bagnariol criaram também um blog para dar vazão a toda a pesquisa realizada para a obra, que pode ser acessado pelo endereçohttp://divinacomediahq.blogspot.com/.


Vale lembrar que este mês a Companhia das Letras lançou uma outra versão em quadrinhos para A Divina Comédia, adaptada pelo designer americano Seymour Chwast (veja aqui).

A Divina Comédia em Quadrinhos tem 72 páginas, formato 20 x 27 cm e custa R$ 39,00. O lançamento oficial acontece no dia 4 de junho, na Comix Book Shop, a partir das 15 horas. A Comix fica na Alameda Jaú, 1998, em São Paulo.

Visto no www.hqmaniacs.uol.com.br

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...