segunda-feira, 18 de julho de 2011

Desabafo do BRUM

I FÓRUM DE ARTE SEQUENCIAL DE NATAL

Por Brum 
Há dois meses ocorreu o I Fórum de Arte Sequencial de Natal, onde fui convidado para defender a criação de uma tabela de preço estadual para ilustradores. Na hora foi tudo muito bacana, todo mundo apoiou, deu sujestões e etc. Dois meses se passaram, e se eu recebi o retorno de 5 ilustradores foi muito. Uma pena. A idéia era bacana e só iria fortalecer a nossa profissão aqui no Estado...pelo menos a intenção era essa.
Talvez o grande culpado tenha sido eu mesmo, por não ter passado a idéia direito...ou quem sabe a fofoca, que sei que rolou, dizendo que eu estava querendo saber o valor que o pessoal cobrava para ir nos clientes e oferecer o preço mais barato. Quem me conhece sabe que eu não faria isso. Pelo contrário, muitas vezes pego clientes meus e indico para outros ilustradores, quando o traço deste vai ser melhor para o mesmo do que os meus rabiscos. E não pensem que vou parar de fazer isso, pois nunca encarei os outros desenhistas como concorrentes, e sim como companheiros de profissão, cada um no seu estilo.
Fica aqui o meu desabafo, dizendo que minha intenção não era essa de roubar o cliente de ninguém. Se passei isso, sem querer, me desculpem.
Quem sabe, o mesmo que espalhou a fofoca não vai futuramente pegar a idéia e por em prática.
Pelo menos teve dois lados positivos. Primeiro: fiz o levantamento de preço de cerca de 90 tipos de serviços relacionados a ilustração, se alguem tiver alguma duvida e quizer entrar em contato para que eu diga o valor de A ou B que tem neste levantamento, é so falar. Não é por conta de uma fofoca envolvendo meu nome que irei virar as costas pros meus companheiro de traço. Infelizmente, fofoca ocorre em todo o canto. E é claro, pegarei o valores dos poucos que me enviaram as respostas e enviarei a media dos preços...só não vou encarar isso como uma tabela Estadual, pois a verdade minha e de mais 5 desenhistas sozinhos nunca é a verdade de um Estado, por isso havia pedido ajuda ao maior numero de desenhistas possível.
Segundo ponto positivo: isso me rendeu mais um entrevista que posto abaixo.
Sucesos a todos, inclusive ao fofoqueiro!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...