segunda-feira, 18 de julho de 2011

A Publicidade, a Arte e a Bunda

Por Em Suma

As discussões sobre a relação entre Arte e Publicidade sempre foi conturbada. Seria a Publicidade uma forma de Arte ? Ou a Arte pode ser usada na Publicidade e continuar sendo Arte? Pois bem, não vou dar a resposta para nenhuma dessas perguntas. Só vou dizer que a chave para resolver esses embróglios passa por um elemento muito simples: a bunda.
É só ver o hotsite da nova campanha da Toto Washlet, Clean is Happy. A Toto Washlet é uma empresa especializada em vasos sanitários tecnológicos, com assentos térmicos, e jatos de água e de ar para depois do uso (queeee chiiiiiiiique). São bundas felizes por estarem limpas. Estão expostas em grandes paineis nas ruas de Nova Iorque. Não parece ter nada de mais nisso, a não ser para as pessoas mais conservadoras e/ou que não acharam graça da piada.
Por outro lado, há o trabalho da fotógrafa Julia Kissina. Muito mais provocativo. E contém bem menos fantasia do que aquelas outras fotos do anúncio. No lugar dos sorrisos feitos em qualquer programa de computador, há as flores. O que encanta mais: flores de verdade ou um sorriso feito no Paint Brush? Mas tudo depende do contexto e a bunda(!!!) é o contexto ideal para essa discussão.
E eu cansei dela. Da próxima vez que alguém defender que Publicidade é Arte, vou dar umas flores para essa pessoa sair por aí mais enfeitada… hmpf!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...