terça-feira, 19 de abril de 2011

PM de Mogi faz campanha de desarmamento infantil

Por Guilherme Peace - Mogi News - post 19.04.11
A Campanha Nacional de Desarmamento foi lançada nesta última sexta-feira (15) e a Polícia Militar de Mogi fará uma ação diferente. Trata-se do Dia do Desarmamento Infantil, quando as armas de brinquedo serão trocadas por livros e revistas de histórias em quadrinhos. A campanha começou na semana passada, com um trabalho de conscientização feito pela PM nas escolas públicas e particulares. A PM receberá o armamento de brinquedo no próprio prédio do Comando de Policiamento de Área Metropolitano do Alto Tietê (CPA/M-12), no centro, das 10h às 16h de sexta-feira.


De acordo com a PM, a campanha já estava programada e este será um serviço de reforço, com foco nos alunos de 1ª a 8ª séries. A idéia é verificar a adesão das crianças nesta primeira tentativa para que melhorias possam ser aplicadas na campanha do ano que vem. "Prepararemos atividades para que as crianças aprendam sobre a importância do desarmamento", explicou o setor de comunicação da PM. "Percebemos uma forte adesão por parte dos professores e educadores, que têm orientado os alunos para que levem suas armas falsas para trocar pelos livros e histórias em quadrinhos". No dia da campanha, três policiais se fantasiarão de personagens para que as crianças se sintam mais à vontade e se divirtam. 

O CPAM-12 fica na rua Coronel de Souza Franco, 1010, no centro de Mogi.
SAIBA MAIS: fato semelhante ocorreu ano passado em outra cidade do interior paulista. Confira:
Diadema/SP: GCM recolhe 500 armas de brinquedo


A GCM (Guarda Civil Municipal) de Diadema conseguiu arrecadar cerca de 500 armas de brinquedo durante ação realizada ontem no Praça da Moça, no Centro da cidade.

O evento de abertura da 9ª edição da Campanha do Desarmamento Infantil reuniu cerca de 1.200 crianças. Todas ganharam gibis da Turma da Mônica. "Dessa vez não propusemos a troca porque as crianças já estão conscientizadas da importância do desarmamento. Divulgamos a ação de hoje nas rede municipal e as crianças trouxeram suas arminhas expontaneamente. Elas não sabiam que ganhariam os gibis", explicou coordenador da campanha, o guarda-civil José Vicente de Oliveira Neto.

A partir de segunda-feira, a equipe da Guarda Civil irá visitar as 55 escolas da rede pública municipal de Diadema junto com jovens do Projeto Adolescente Aprendiz realizando palestras educativas e preventivas para que as crianças deixem de lado brinquedos que incentivam a violência.

Segundo o guarda-civil, desde 2002 já foram arrecadadas cerca de 16 mil arminhas, num total de 3.800 quilos de plástico que foram encaminhados ao Programa Vida Limpa. A entidade realiza a coleta seletiva de resíduos recicláveis e vende o produto final triturado para indústrias da região. "Sempre falo para a criançada que as arminhas que eles nos entregam podem ser transformadas em carrinhos, bolas, réguas escolares ou borrachas", contou Neto.

A Campanha de Desarmamento Infantil vai até o dia 20 de dezembro. A Guarda Civil vai convidar os pais dos alunos das escolas municipais para participarem das palestras. "Queremos conscientizar os pais também, para que não presenteiem as crianças com arminhas no Natal".


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...