quarta-feira, 20 de abril de 2011

O SANTO E O PROFANO NA TERRA DE VITALINO

Por Beto Potyguara - Post 20.04.11

Enquanto centenas de pessoas se acotovelam nas filas dos supermercados e das lojas especializadas em busca do ovo da Páscoa nosso de cada ano, esquecendo-se muitas vezes da razão maior do período (e acreditem, não tô me referindo a comer peixe e tomar vinho!),  outras centenas ou milhares, estão se encaminhando à Fazenda Nova, município do Brejo da Madre de Deus para assistir ao mega espetáculo da Paixão de Cristo em Nova Jerusalém. Nesse ano, com Thiago Lacerda interpretando mais uma vez o papel de Jesus e tendo a estreia de Fafá de Belém encarnando à Virgem Maria (?!). 
Mas acreditem, ainda não é esse o real sentido da Páscoa... mas o que me levou a teclar essas linhas é o grande sentimento de festividade que circunda as regiões vizinhas e a própria localidade de Fazenda Nova, que no último fim de semana esteve recebendo a Banda Calypso, da recém convertida ao evangelho, Joelma (?!). 
Caruaru não fica pra trás, no melhor estilo de prévia junina (?) já montou o Parque 18 de Maio para o período: com forró desde a última segunda-feira pela manhã(?!). 
É, acho que Jesus está precisando de um melhor serviço de marketing e mershandising, pois a data do seu nascimento já foi superado pelos festejos de fim de ano, onde Peru e Chester da Sadia, roupa branca, troca de presentes, pinheirinhos cintilantes e velhinhos obesos de tanto tomarem Coca-Cola, tornaram-se mais importantes do que uma reunião familiar sincera, de um momento de reflexão espiritual ou de uma simbólica montagem de um Presépio Natalino...e a prezepada continua durante o período da comemoração de sua ressureição: coelhos galináceos, ovos de chocolates, atores globais, forró e o comércio desenfreado banalizam e descaracterizam todo e qualquer significado que está data possa ter tido um dia. Não me surprenderei se na Sexta-feira, dita "Da Paixão", exibam Rambo II ou Máquina Mortífera na Sessão da Tarde, à exceção será a Rede Record que finalmente terá a oportunidade mais uma vez de reprisar à exaustão: Jesus de Nazaré e a Paixão de Cristo made in Mel Gibson (essa última, é minha aposta para o Domingo de Páscoa).
 O largo do Parque 18 de Maio já está decorado para as comemorações da Semana Santa
Um herege entre os "Três Reis Magos" de Caruaru
Onde está Wally?


 Para Vitalino, paraaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!!Seu negócio é outro!
 Fazendo um quatro! E olha que eu nem bebi. Já o meu amigo aí...
 Não foi um Touro o deus pagão que os hebreus adoravam antes de Moisés aparecer com os 10 Mandamentos?
É Fafá, eu também não gostaria de estar no seu lugar... Deus tá vendo!Já o "seu" Jesus...

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...