segunda-feira, 18 de julho de 2011

Novo museu de quadrinhos abre as portas em Milão

Por Sérgio Codespoti - UHQ - post 10.04.11

O primeiro museu de quadrinhos da Itália, Wow - Spazio Fumetto, abriu as portas para o público, em Milão.
Milão é uma cidade muito importante para os quadrinhos italianos, pois foi lá que surgiu a revista Topolino, a versão italiana do Mickey Mouse; a editora CEPIM (que oyblicou, entre outros títulos, a série Ken Parker), e que hoje se chama Sergio Bonelli Editore (dos personagens Tex, Zagor, Mister No, Diabolik, Dylan Dog etc.).
O local que abriga o museu já foi um depósito de trens e uma fábrica de sorvetes. O Wow - Spazio Fumetto ocupa uma área de mil m2, e é administrado pela Fundação Franco Fossati, entidade cujo nome é uma homenagem a m pesquisador italiano, e que está ligada a diversos eventos como o Cartoocomics e La Ghignata à Milan.
Luigi Bona, presidente da Fundação Franco Fossati explicou que o museu possui uma coleção de 500 mil peças, incluindo páginas de arte originais, revistas e livros, correspondências de artistas e editores, estatuetas, revistas especializadas e outros objetos.

Wow - Spazio FumettoO térreo estará reservado para a exposição permanente do museu e o primeiro andar ficará dedicado a outras exibições e atividades, que também incluirão assuntos como a animação, a ilustração e a literatura de gêneros específicos. O museu também se dedicará à pesquisa e oferecerá workshops e cursos para o público.
A primeira exposição temporária está dedicada aos editores pioneiros que começaram a publicar quadrinhos na Itália, em 1908, no suplemento juvenil Corriere dei piccoli, que circulava junto com o jornal Corriere della serra.
Os visitantes descobrirão a evolução dos quadrinhos na Itália, passando por seus grandes personagens, entre eles, Tex, Martin Mystère, Alan Ford, Ken Parker, Corto Maltese, e também pelas versões italianas do Homem-Aranha e dos personagens da Disney.
O Wow - Spazio Fumetto está localizado na viale Campania, 12. O projeto tem apoio da prefeita de Milão, Letizia Moratti.
Wow - Spazio FumettoWow - Spazio FumettoWow - Spazio FumettoWow - Spazio FumettoWow - Spazio FumettoWow - Spazio FumettoWow - Spazio Fumetto

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...