segunda-feira, 18 de julho de 2011

História do Brasil em quadrinhos – Proclamação da República

Por Alexandre Manoel - Impulso HQ

Um trabalho escolar é o ponto de partida para a HQ apresentar a história da proclamação da república no Brasil.
Três alunos encontram-se com um professor e, assim, conhecem um pouco mais sobre essa época e sobre alguns outros fatos históricos como o período regencial, a guerra do Paraguai, a abolição da escravidão, a criação da bandeira brasileira e a significação do hino nacional.
Tudo isso, enquanto caminham por lugares simbólicos para o período, como a Praça da República, o Parque D. Pedro II, a Rua Benjamin Constant etc.
A arte de Laudo ajusta-se perfeitamente ao estilo infantil (o público alvo da edição) e ele foi muito feliz ao representar nos adolescentes toda a diversidade étnica do povo brasileiro e por incluir também personagem deficiente (fatos raros de se ver por ai).
Interessante é o fato do artista se apropriar de composições de famosos quadros que narram os acontecimentos daquele momento em suas páginas. De quebra, a HQ ainda encontra espaço para narrar um pouco sobre a origem das histórias em quadrinhos e fazer uma homenagem aos quadrinhos nacionais espalhando ao longo da edição alguns personagens, autores, pesquisadores e jornalistas de quadrinhos.
É um trabalho didático, com boa dose de humor, gostoso de se ler, que se encaixa perfeitamente às necessidades dos alunos e que vai agradar também àquela parcela das pessoas interessadas em história (principalmente a história brasileira), mas que não tem muito tempo para ler ou não sabe onde encontrar informações sobre esse período.
Lembrando que este é o segundo volume da série, o primeiro narra a descoberta e a independência do Brasil.
História do Brasil em quadrinhos – Proclamação da República 
Autores: Edson Rossatto (roteiro) & Laudo Ferreira (arte) & Omar Viñole (cores)
Editora Europa
72 páginas
Data: Dezembro de 2009R$ 19,90

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...