segunda-feira, 18 de julho de 2011

Dicas para fazer seus próprios quadrinhos

DFC-comics-abertura
Por Superziper - 18.03.11
Em 2008, uma editora inglesa, a Random House, resolveu apostar em um projeto para crianças super inovador. Uma revista de quadrinhos semanal, de altíssima qualidade, colorida, de material 100% inédito e sem nadica de propaganda. Ela não estava a venda em bancas ou W H Smiths da vida – ela era vendida apenas por assinatura (8.99 libras por 4 edições). Assim, como parte da divulgação, eles precisavam mostrar a novidade pras pessoas certas, nos lugares certos, que dessem o devido valor a um produto como esses.
E foi no rastro de uma dessas promoções que eu conheci a “The DFC”, essa deliciosa revista (um parênteses: pra vocês terem uma idéia, eles comissionavam autores de graphic novels, ilustradores conceituados, artistas que trabalham com conceitos de filmes em Hollywood, contadores de historias e autores infantis para rechear as 36 páginas). Num fim de semana, fui assistir um filme no British Film Institute – que é uma mistura de cineclube com espaço para exposições, além de serem os organizadores do festival de cinema da cidade – e vi um stand da revista perto da livraria. Durante o dia eles faziam oficinas de quadrinhos com crianças, ensinando a meninada a inventar personagens e histórias – e por tabela apresentavam a The DFC para os pais. Quando eu passei por lá, só vi vestígios: painéis com o material de “aula”. Minha vontade foi de sair desenhando e criando lá mesmo.
Semanas depois entrei em contato com a assessoria da imprensa da DFC e perguntei se eles liberavam as dicas pra gente colocar aqui no Superziper. Eles foram super atenciosos e permitiram a reprodução. Assim, as páginas que vocês vão ver aí abaixo sobre como fazer uma HQ estão liberadas para consulta aqui no Superziper. Espero que gostem da tradução feita por mim.
Depois de meses fiquei sabendo que infelizmente, a revista não teve um final feliz. Para quem quiser saber mais sobre o assunto, escrevo o que aconteceu no fim deste post.
QUADRINHOS-01 QUADRINHOS-02
QUADRINHOS-03 QUADRINHOS-04
QUADRINHOS-05 QUADRINHOS-08
QUADRINHOS-06 QUADRINHOS-07
Créditos: revista The DFC

Dica de quem já fez: A Dri Simizo, do blog Kanten, manda avisar que é melhor cortar as páginas com estilete, pois o acabamento fica mais caprichado. A tesoura não é garantia. Aqui está o livrinho que ela fez, com receitas de cozinha fáceis do dia-a-dia, para acompanhar um presente de chá de cozinha, ficou uma graça!
Sobre o fim da revista
Com apenas 9 meses de vida e 43 edições, a The DFC não teve tempo suficiente de se provar um negócio rentável para sua editora e foi descontinuada. Por causa da crise econômica em 2008/09 eles não conseguiram levar o projeto adiante e colocaram o título a venda. A legião de órfãos decepcionados era tão grande, que um grupo de assinantes se movimentou, montou um site e tentou se organizar para comprar a revista. Aparentemente eles não conseguiram juntar fundos suficientes para a compra, uma pena.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...