segunda-feira, 18 de julho de 2011

Escritor de cordéis investe na literatura infantil em Parintins

O escrito José dos Santos, mais conhecido como o Maraca, lançou a série ‘tesouros da amazônia’, com oito volumes.

Os exemplares da série infantil não estão sendo vendidos em livrarias.
Por Renata Magnenti - D24 AM
Manaus - Depois de escrever cartilhas em literatura de cordel sobre os bumbás Caprichoso e Garantido, o parintinense José Guimarães dos Santos, mais conhecido como Maraca, tem se dedicado à literatura infantil e lança a série ‘Tesouros da Amazônia’.
Os livretos têm feito sucesso entre as crianças e em dezembro conquistou um prêmio no Ministério da Cultura (MinC).
A série ‘Tesouros da Amazônia’ tem oito volumes e os quatro primeiros livretos abordam temas do cotidiano, que, para alguns, acabam caindo no esquecimento. “Falo da importância de se jogar o lixo no lixo, de pedir licença, de cumprimentar as pessoas com ‘bom dia’, de lavar as mãos antes das refeições e de valores morais, como ser honesto e justo”. Os outros quatro exemplares contam histórias regionais que Maraca ouvia do pai quando era criança.
Para o parintinense, as crianças precisam assimilar bons costumes e aprender as histórias folclóricas contadas na região para que elas não caiam no esquecimento. Para isso, ele usa rimas e ilustrações coloridas que ele faz sobre os temas. A série foi encaminhada pelo autor às Secretarias de Educação do município e do Estado para que a ideia seja ‘comprada’ pela iniciativa pública.
Em dezembro, o ‘Tesouros da Amazônia’ ganhou o prêmio de R$ 27 mil do programa Mais Cultura de Literatura de Cordel 2010, na edição Patativa do Assaré. Ele foi o único premiado pelo Amazonas e está entre os dois da Região Norte. “Ainda não recebi o prêmio, pois o MinC exige uma série de documentos, mas ainda esta semana estou encaminhando tudo para Brasília”, explicou. O valor será aplicado na continuidade do projeto.
Os exemplares da série infantil não estão sendo vendidos em livrarias, mas 10 mil conjuntos foram impressos e os livros podem ser adquiridos pelos telefones 9111-5084 e 9113-1379.
Publicado em 18.02.11

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...