quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Operação Caruaru - Parte 1


Aiô Silva! A conquista de Caruaru começa agora!
Entre 11 e 18 deste mês estivemos na capital do agreste pernambucano para lançar a nossa revista (Carcará) e também aproveitamos a oportunidade para divulgarmos as ações da ABAS e sondar as possibilidades de concretizarmos a realização de nossa exposição itinerante (Mitos & Herois) em solo caruarense. Confira agora um resumão das nossas perípecias e conquistas na terra da Asa Branca do Rei do Baião! (BP).
  1. Já na manhã do dia 12, conseguimos com muita determinação, após ligarmos para a Câmara Municipal e para a Empresa Coletivo, contatar o vereador ADOLFO JOSÉ (proprietário desta última) que há pouco anos atrás havia desenvolvido um projeto de trabalhar com quadrinhos com fins didáticos. Apesar de educado, a conversa não resultou em nada, já que o mesmo saiu pela tangente, afirmando que tratavasse de uma ideia antiga (não foi a informação que recebemos) e já descartada. Ponto positivo: ficou nos conhecendo, prometeu visitar a exposição caso ela ocorra por lá e mesmo sem compromisso, aceitou conversar e ler a nossa proposta do projeto.
  2. Estivemos no Auto do Moura (12), onde divulgamos o lançamento de Carcará, resgatamos a manada de elefantes do Prêmio Poty e ainda colhemos um farto material fotográfico e documental sobre o processo de produção das peças.
  3. Na mesma data, ainda entregamos cordéis enviados pelo poeta popular e cordelista ABAETÉ no Museu da Cidade e no Museu do Cordel e aproveitamos mais uma vez para divulgarmos a revista e imortalizá-la, doando exemplares para as duas entidades. Logo após partimos para o primeiro contato com as bancas, drogarias e livrarias para sentir o interesse e a possibilidade de distribuição da publicação.
  1. Por ser um período de férias as responsáveis pela administração do SESI e SESC, não estavam presentes (14). Conseguimos falar com um representantre da parte teatral e da programação de exposições do SESC, SEVERINO FLORÊNCIO. O mesmo afirmou que a programação da galeria da Instituição já está com a agenda fechada para todo o ano, mas não descartou a possibilidade de expormos os nossos trabalhos em outras dependências. Sugeri o refeitório. Pontos Positivos: Severino nos indicou dois caminhos: a ida a Secretaria de Cultura e a possibilidade de oferecermos palestras e a exposição para as faculdades locais, pelo caráter didático da mesma. Além do fato da gerente do SESC, LUZINETE LEMOS, também ser coordenadora em uma destas faculdades. Em seguida fomos até a Rádio Jornal de Comércio e a TV PE em busca de espaço: conseguimos para manhã seguinte na Rádio. A TV não foi possível porque toda sua programação é terceirizada e a grade não dispõem de programas ao vivo, além dos noticiários jornalísticos.
  2. No sábado (15) por cerca de dez minutos estivemos ao vivo na Rádio Jornal de Comércio, emissora de maior audiência do agreste pernambucano. Na oportunidade batemos um papo descontraído com o radialsita IRAN CARVALHO e com o repóter e apresentador de TV, DÍLSON OLIVEIRA (maior audiência em seu horário). Lançamento e conteúdo da revista, exposição, projeto de quadrinhos em sala de aula, tudo isso foi abordado. Pontos Positivos: foi divulgado o nosso contato para os interessados em palestras sobre o tema e nosso nome ficou conhecido pela região. Um novo espaço e horário na rádio nos foi oferecido para a segunda ou terça à tarde, num programa voltado exatamente para a cultura popular, com repentistas, violeiros e cordelistas. Não fomos, mas um canal ficou aberto. As bancas FUTURA e TERCEIRO MUNDO (principal da cidade), receberam nossos exemplares em consignação.
  3. Enfim, o lançamento oficial na D'K Modas no POLO CARUARU (16). A gerente e proprietária KÁTIA AMORIM ficou muito satisfeita com a parceria e além de ter comprado 50 exemplares para dsitribuir entre seus clientes, firmou o compromisso de contribuir no patrocínio da próxima publicação vinculando a sua marca ao da República dos Quadrinhos. Ponto mais que super positivo!
  4. Acabamos não comparecendo a entrevista agendada com a administradora do polo, CARLA MELO, pois nossa presença foi requisitada com urgência na "Cidade do Sol". E por questões de ordem profissional e pessoal retornamos na madrugada de hoje (19) às 03h 20m da madruga rumo a terra do sol poente. Desembarcamos por volta das 10h e mesmo com a fadiga e com a tendinite incomodando (a fisioterapia e as infiltrações, começam a partir de amanhã), tentarei mantê-los informados de tudo que aconteceu por lá, após esse breve relato introdutório, valeu?! Mas a novela continua... e aqui o final sempre será feliz! Em breve tem mais!(BP)

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...