segunda-feira, 18 de julho de 2011

O Multiverso da DC Comics!

Por Orlando - Fanboy
O Fim da Era de Ouro
A DC Comics publicava super-heróis com sucesso desde os anos 30, mas com o fim da Segunda Grande Guerra, devido a uma paranóia anti-comunista, ação de censores e o ?American Way of Life?, o interesse pelo gênero super-herói e se foi. Os cancelamentos tornaram-se inevitáveis, Flash Comics e Green Lantern foram descontinuados em 1949, All Star Comics, outrora lar da Sociedade da Justiça, tornou-se uma revista Western no número 58. Dos títulos originais da Era de Ouro, os únicos restantes foram os da família do Superman, Batman e Wonder Woman, os demais ou foram cancelados ou deram lugar a outros tipos de publicações.
Showcase #4, a aurora da Era de Prata
Quando o clima pesado e as perseguições ao gênero se acalmaram, o editor da DC na época, Julie Schwartz estava iniciando um processo de revitalização de alguns heróis clássicos em novas versões, com diferentes roupagens, identidades secretas e origens.O primeiro a sofrer essas mudanças foi o Flash (Barry Allen), que teve a sua estréia no quarto número da revista Showcase , esse lançamento marcou o início da tão famosa Era de Prata da DC Comics. Mas o que foi feito dos Antigos heróis da Era de Ouro?
Flash de Dois Mundos
Em Flash #123, o Flash II (Barry Allen) encontrou o Flash da Era de Ouro, Jay Garrick, conhecido no Brasil como Joel Ciclone, vivendo numa Terra que ocupava o mesmo lugar no tempo e no espaço que a sua , apenas vibrando em uma velocidade diferente, impedindo um choque entre as mesmas. Em Showcase #4, havia sido estabelecido que Jay Garrick era apenas um personagem em quadrinhos que inspirou Barry, este concluiu que o escritor Gardner Fox criava as histórias de Joel Ciclone baseado em sonhos. A mente de Fox, ao sonhar, sintonizava a vibração da Terra Paralela.
E quanto aos Outros Heróis?
Mas Jay Garrick não estava sozinho nesta Terra, todos os grandes heróis clássicos, como o Lanterna Verde (Alan Scott), Hawkman (Carter Hall) e todo o restante da Sociedade da Justiça, habitavam aquele mundo.
Ficou estabelecido, então, que o mundo de Barry Allen e de todos os heróis da Liga da Justiça era a Terra 1 (ou Ativa) e o de Jay Garrick e os demais personagens da Era de Ouro era a Terra 2 (ou Paralela).
Mas e quanto a personagens como Superman e Batman? Tanto Jay Garrick quanto Barry Allen haviam atuado ao lado de ambos.A solução foi estabelecer que ambas as Terras teriam suas próprias versões de Superman e Batman.
No caso do Superman, por exemplo, isso funcionou bem. Como a tardia introdução do Superboy conflitava com o passado cronológico do personagem, foi estabelecido que o Superman da Terra 1 era o Superboy adulto, enquanto o Superman da Terra 2 era o personagem idealizado per Siegel e Shuster, e havia começado sua carreira já adulto.
Mundos Paralelos se encontram no Infinito
O conceito de Terras Paralelas era bastante atrativo para os escritores da época. Logo uma Terra 3 foi criada, onde quase todos os heróis da Terra 1 formavam o grupo de vilões conhecido como Sindicato do Crime. Mas esta Terra não foi a última, outras foram criadas para explicar lapsos de continuidade, e até mesmo quando a DC adquiria personagens de outras editoras.
Até que o conceito do ?Multiverso? acabou se desgastando. Os encontros entre as diferentes Terras aconteciam todo o tempo, heróis até mesmo migravam de Terra em Terra, e o Multiverso da DC já não era mais o mesmo, era confuso e ninguém mais sabia as diferenças entre os mundos. Até que, em 1985, a DC, celebrando seu 50º aniversário, resolveu arrumar seu universo e zerar sua cronologia, através de uma maxissérie.
CRISE!
Crise nas Infinitas Terras foi uma série em 12 edições, onde apareciam, praticamente, todos os personagens da DC comics. Ao final da mega-saga, ficou estabelecido que o Universo DC era composto de uma única Terra, que era muito parecida com a Terra 1, mas incorporava aspectos da Terra 2 e , teoricamente, de todas as outras Terras.
Por exemplo: Jay Garrick, juntamente com os demais heróis da Era de Ouro, haviam sido os Mystery Men uniformizados dos anos 40, depois se aposentaram. Décadas depois, eles viram uma nova geração adotar seus antigos nomes, assim como viram o surgimento de uma nova era heróica na mesma Terra.
Abaixo, Um resumo das principais Terras que formavam o multiverso Dc pré-Crise:
Terra 1 (Terra Ativa): Era o palco das histórias primárias da DC, lar dos heróis da Liga da Justiça. Nesta Terra, os personagens eram sempre mantidos em suas idades e situações tradicionais, quase estáveis. Nesta terra, Superman havia começado sua carreira como Superbaby.
Terra 2 (Terra Paralela): Lar dos heróis da Era de Ouro que participaram da Segunda Guerra Mundial. O interessante desta Terra é que os heróis podiam envelhecer, casar, ter filhos, mudar de carreira, se aposentar e até mesmo morrer.
Terra 3: Também conhecida com Terra reversa era um lugar onde quase todos os heróis da Terra 1 formavam o grupo de vilões conhecido como Sindicato do Crime e Alexander Luthor era o único herói do Planeta, os confrontos entre o Sindicato e a LJA eram comuns.
Terra 4: Foi uma Terra criada após compra da Editora Charlton Comics pela DC. Nesta terra não havia contrapartes e seus principais heróis eram o Bezouro Azul, o Capitão Átomo, o Questão, o Mestre Judoka e o Pacificador.
Terra S: Criada após a compra da Editora Fawcett Comics pela DC. Nesta terra não havia dupicatas e seus principais heróis eram o Capitão Marvel, Mary Marvel, Capitão Marvel Jr., Homem Bala e do recém reformado Adão Negro.
Terra X: Foi a Terra adotada pelo aventureiro Tio Sam e os demais heróis que formavam os Combatentes da Liberdade. Esse últimos viajaram para a Terra X, da Terra 2, para ajudar um mundo sem heróis a combater a ameaça nazista e acabar com a segunda guerra, que acabou por durar até meados dos anos 70.
Terra 6: Um mundo futuristico e incomum sem nenhuma semelhança com as outras Terras. Lar de Lady Quark , Lorde Volt e da Princesa Fern, Somente vista em Crise
Terra K: Uma Terra Futurista onde os humanos são caçados e os animais, agora inteligentes e mortíferos, são seus algozes. Neste mundo de insanidade vive Kamandi, o último menino da Terra.
Terra Primária (Terra 7): O ?mundo real? da DC comics, onde não haviam super-seres e os heróis não passavam de personagens de Quadrinhos. Mais tarde,esta Terra adquiriu seus próprios super-heróis, como Ultra e o Superboy. Nos anos 80, esta Terra foi arrasada por uma Guerra Nuclear,como visto na série do Homem-Animal.
Terra Omega: A Terra do Pária, somente vista em Crise e/ou recordatórios que lembram sua origem.
Quard: é a contraparte do Planeta OA no universo de Anti-matéria. Lar dos Armeiros Trovejantes de Quard e do Anti-Monitor. 
PUBLICADO EM 06.01.11
OBS: pena que após o reboot da DC COMICS, nada disso tenha acontecido (BP).

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...