segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

O Melhor do Homem-Aranha

Por Fernando Piccolo - Fanboy

Nunca é fácil montar um ?Top 10?. Pior ainda quando o material em questão é farto e de qualidade.Homem Aranha provavelmente é a série dos quadrinhos que por mais tempo conseguiu se manter no topo, não só das vendas, mas também das boas histórias. As duzentas (isso mesmo) ?primeiras? edições do título Amazing Spider-Man, por exemplo, não tem uma história sequer que seja abaixo do ?bem legal?.
Porém, há histórias que definem o personagem, aquelas que destacam o que ele tem de melhor, e que não modificam sua essência, aquilo que o faz diferente dos demais, o carisma que o mantém em evidência por 45 anos.
Se esse for meu destino: Tia May à beira da morte
Foi o que eu procurei ao elaborar a lista abaixo. Se um dia alguém te procurar e perguntar ?o que eu preciso ler para entender o Homem-Aranha??, provavelmente daria a essa pessoa um volume que compilasse as dez histórias citadas abaixo. Veja se você concorda:
SE ESSE FOR MEU DESTINO
(originalmente em Amazing Spider-Man #31-33, no Brasil, em Homem-Aranha #18-20, Editora Abril)
Por que é legal? Nenhuma outra história mostra tão bem os sentimentos de Peter em relação à Tia May. Com ela à beira da morte por conta de uma transfusão do sangue do próprio Peter, nada poderá impedi-lo de tentar salvar sua vida. Nem mesmo estar soterrado sob toneladas de escombros.
ESPECTROS DO PASSADO
(originalmente em Amazing Spider-Man #238/239, no Brasil em Homem-Aranha #38. Editora Abril)
Por que é legal? Mais uma vez, ele deixou um ladrão escapar. E esse ladrão encontrou o antigo esconderijo do Duende Verde. Não demorou muito para um novo vilão aparecer na cidade: o Duende Macabro. Mais violento e mais poderoso que o original.
HOMEM-ARANHA!
(originalmente em Amazing Fantasy #15, no Brasil em Capitão América #100, Homem-Aranha #92 e Spiderman Collection #1, Editora Abril)
Por que é legal? É a origem e a primeira aparição do Aranha, ora! Fora isso, uma bela história de aventura e tragédia, em menos de 25 páginas.
A Última Caçada de Kraven: A morte seria apenas o começo
TERRÍVEL SIMETRIA - A ÚLTIMA CAÇADA DE KRAVEN
(originalmente em Web of Spider-Man #31-32, Amazing Spider-Man #293-294 e Spectacular Spider-Man #131-132, no Brasil mais recentemente em Os Maiores Clássicos do Homem-Aranha #2, Panini Comics)
Por que é legal? É o Aranha fora de seu cenário comum. Sem piadinhas, sem truques, para se ter uma idéia a história começa no velório de um ladrão. Kraven impõe ao aracnídeo a sua maior derrota. E a morte é só o começo.
MARÉ ALTA
(originalmente em Spider-Man versus Wolverine #1, no Brasil em Homem-Aranha #94, Editora Abril)
Por que é legal? Uma das mais sombrias histórias do Aranha em todos os tempos. Numa missão improvável, envolvendo espionagem, CIA, e a finada KGB, Peter Parker é levado ao limite, e nem o baixinho mais invocado da Marvel pode contê-lo.
A MORTE DE JEAN DEWOLFF
(originalmente em Peter Parker, The Spectacular Spider-Man #107-110, no Brasil em Homem-Aranha #87, 88, Editora Abril)
Por que é legal? Não é Electro. Não é o Lagarto. Nem o Duende Verde. Apenas um cara com uma espingarda e uma máscara de esquiador. E um dos maiores desafios da vida do Aranha.
Homem-Aranha 37: Nada pode deter o Fanático!
NADA PODE PARAR O FANÁTICO
(originalmente em Amazing Spider-Man #229-230, no Brasil em Homem-Aranha #37, Editora Abril)
Porq ue é legal? Nada pode deter o Fanático. Nem chuva, nem neve, nem fogo. Ele é uma força da natureza. Mas o Aranha não acredita nisso...
O GAROTO QUE COLECIONAVA HOMEM-ARANHA
(originalmente em Amazing Spider-Man #248, no Brasil em Homem-Aranha #19, Editora Abril)
Por que é legal? Não há ação nesta história. Nenhuma batalha memorável. Apenas uma conversa entre Peter Parker e um garoto, Timothy, que acompanha tudo o que ele faz. E, mesmo assim, você verá do que é feito um herói.
A NOITE EM QUE GWEN STACY MORREU!
(originalmente em Amazing Spider-Man #121-122, no Brasil mais recentemente em Os Maiores Clássicos do Homem-Aranha #3, Panini Comics)
Por que é legal? Trata-se do momento mais trágico e emocionante da carreira do Homem-Aranha (e, talvez, da Marvel Comics) Brilhante do começo ao fim ? o título só é revelado na ultima página história ? os acontecimentos da história são base para praticamente tudo o que rolou com o Aranha desde então.
MEU MELHOR INIMIGO
(originalmente em Peter Parker, The Spectacular Spider-Man #200, no Brasil em Homem-Aranha #158, Editora Abril)
The Spectacular Spider-Man 200: Best of Enemies, de J. M. DeMatteis e Sal Buscema.
Por que é legal? Provavelmente, a melhor história já escrita sobre o Duende Verde. E não estou falando sobre Norman Osborn. A relação entre Peter e Harry é muito mais interessante do que os surtos de um cientista maluco que almeja ser o chefão do crime. E tudo termina aqui.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...