segunda-feira, 18 de julho de 2011

2° HQCon em Florianópolis

Desde os apaixonados que sabem recitar os mais “desconhecidos” autores e super-heróis, até aqueles que eram fãs da turma da Mônica na infância, todos gostam de histórias em quadrinhos. E é com o objetivo de reunir toda essa turma que o HQCon, evento que reúne pessoas para falar e discutir sobre o assunto, chega ao Floripa Shopping, em sua segunda edição, agora com apoio da prefeitura de Florianópolis, entrando oficialmente no calendário cultural da cidade.
Durante a semana, de 24 a 28 de janeiro, o HQCon apresenta uma mostra, gratuita e aberta ao público, com as artes originais dos ilustradores e quadrinistas Davi Leon, Fernanda Chiella e Pedro Franz que estará exposta na Livraria Nobel, do Floripa Shopping. Já no final de semana, as programações são especiais. No sábado, terá uma mesa redonda comandada por Davi Leon que irá discutir o case do personagem “Sesinho”, a partir do tema “Da criação à publicação de uma história em quadrinhos”. Além do bate-papo, está programado também pela primeira vez o HQCon Pocket para domingo (30), Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos. Neste dia, os convidados Mario Luiz C. Barroso, Fernanda Chiella e Pedro Franz conversam sobre o que mudou no mercado brasileiro de quadrinhos nos últimos anos.
As vagas são limitadas para as inscrições das mesas redondas e bate-papos e os interessados em participar podem se inscrever até o dia 28 de janeiro, para o evento de sábado, e até o dia 29 de janeiro, para o evento de domingo. O ingresso para cada encontro será a doação de duas revistas em quadrinhos em bom estado. As revistas arrecadadas farão parte de uma HQTeca e uma gibiteca, que será inaugurada futuramente.
Saiba mais sobre os participantes:
Davi Leon é ilustrador e quadrinista, e um dos responsáveis pela revistinha educativa “Sesinho Nacional”. Foi também professor de desenho mangá na Associação Nipo Catarinense, e do curso de desenho do Senac.
Mario Luiz C. Barroso é jornalista e tradutor, e editou, por quase uma década, as linhas DC Comics e Image Comics. Também foi um dos responsáveis pela primeira publicação de “A Morte do Super-Homem” e “O Retorno de Super-Homem”. Fundou o Studio M17, que atualmente traduz parte do material da Marvel e da DC publicados no Brasil.
Fernanda Chiella publicou histórias pela Shadowline/Image Comics e, recentemente, participou de um livro-homenagem de vários artistas a Maurício de Sousa.
Pedro Franz é artista gráfico, formado pela Universidade Federal de Santa Catarina. Trabalhou como ilustrador para agências, marcas renomadas e revistas de moda, e em 2009 recebeu o prêmio HQMix por seu trabalho de pesquisa a respeito do artista Alberto Breccia. Está trabalhando na sua própria história em quadrinhos, “Promessas de amor a desconhecidos enquanto espero o fim do mundo”, que deve ser lançada em breve.
Serviço
O quê: HQCon – exposições e palestras sobre histórias em quadrinhos
Quando: 24 a 30 de janeiro
Onde: Floripa Shopping – Livraria Nobel e Sala da Associação dos Lojistas
Quanto: Exposição: aberta ao público/ Palestras: duas revistas de HQ em bom estado
PUBLICADO EM 24.01.11

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...