domingo, 17 de junho de 2012

Sensualidade e Sexualidade - O que difere uma HQ de um Hentai?

- Garota dos Quadrinhos
Quem nunca leu uma história e quadrinhos e não sonhou com o que leu?
É algo completamente normal, entra no nosso subconciênte, de uma forma que não explicamos.
Agora, quem nunca teve um sonho erótico com um personagem de história em quadrinhos?
Atire a primeira pedra e acerte bem no meio da minha testa!


Eu assumo, tive altos sonhos com a Zatana... E olha que eu nunca li nenhuma história própria dela, eu só tinha lido uma história da Mulher-Gato que ela aparecia.
Ou seja, mexeu com meu subconciênte.


Mas o motivo dessa discussão não são meus sonhos eróticos com a Zatana, e sim qual a diferença entre a sensualidade e a sexualidade.
Não é segredo pra ninguém que a princípio os quadrinhos eram mais direcionados para homens, até porque encontrávamos só escritores homens. Prova disso, personagens com
peitões, bundões, e curvas impossíveis de um ser humano possuir. Os personagens masculinos tinham corpos fortes, músculos avantajados e eram extremamente másculos.
Talvez isso despertasse certa sexualidade nos leitores que no alto de suas adolescências partiam para o "5x1" e a HQ que até então era uma simples história em quadrinhos passa a
ser uma playboy.
Esse "momento" das HQ's ficou durante muito tempo, creio que até os anos 90 encontrava-se personagens praticamente desnudas. Lembro-me inclusive de uma HQ da Elektra que ela estava praticamente nua.
Bom... pra sorte de uns e azar de outros, houve uma reformulação. Os heróis que muitas vezes eram exemplo de maus cuidados passaram a assumir formas mais sexys, e as Heroínas aos poucos estão utilizando
de outros tipos de artifícios para "atentar" as mentes.
Prova disso, é que hoje vemos um Wolverine muito mais homem do que animal. Antes sua forma é baixa, peluda, que não apresentava nenhum tipo de atrativo. Ele era um bicho!
(Além disso sua estatura baixa e uma quantidade enorme de músculos faziam dele um tipo de "Anão-massa ")



Gente olha a cabeleira do cara! Ele era muito feio!!!


Hoje já vemos um Logan mais bem cuidado, sem perder a face animal, mas com um "tipo" mais apresentável. Basta olhar para o ator que o representa no filme, que não deixa de ser
um cara gato!


Achei o máximo essa imagem dele com a feiticeira. Fala sério! Tá muito melhor hoje!


Um exemplo feminino é a Emma Frost, que de tantos uniformes chegou a um que é discreto, composto de até uma capa.
De certa forma a roupa diz muito, mas não seria só isso...


Fala sério! Pra quem só usava um corpete de uma calcinha ela tá bem mais recatada!


A personalidade influi demais, principalmente quando de trata de uma mulher.
Usando a DC como exemplo encontramos tipos diferentes de personalidades femininas e masculinas. (A DC tem heróis com personalidades mais definidas. A Marvel tem heróis humanizados, a DC heróis "heróicos")
Lois Lane não precisa usar um tapa sexo para despertar pensamentos impuros.
A Mulher-Maravilha não chama atenção por sua roupa (brega por sinal), mas por suas atitudes.
Mulher-Gato no alto de seu couro preto, é extremamente sexy simplemente pela figura que representa.
O Batman com seu tipo misterioso costuma ser uma das fantasias mais compradas em sexy shop. (Agora que eu vi que dei o Batman como exemplo feminino! hahahahahahah)



Lois Lane, Mulher Maravilha , Mulher Gato


Batminho


Onde quero chegar?!


Sexualidade é banal, pelo menos pra mim. Vai ser algo que eu vou ver, e não vai mexer comigo. Sensualidade é que é o ponto difícil de ser atingido!
Talvez hoje com alguns escritores mais "polêmicos" e mulheres produzindo HQ's, muita coisa mude.
Talvez o sexo seja tratado de forma mais normal... afinal é normal fazer sexo!
Porém sem que a História se torne um Hentai.


Enfim... só isso, é um devaneio, acordei com essa ideia na cabeça e precisava escrever!

4 comentários:

Lidianne Andrade disse...

adorei o post! e sonhar com personagens em quadrinhos...é pra poucos, os que se deixam adentrar na historia, concorda?

@lidiannesa

Pedro SF disse...

Jim Lee muitas vezes, em seus esboços, desenha mulheres nuas e logo em seguida faz uns "risquinhos" nos desenhos, nos pulsos, nas pernas, no busto das personagens. Depois vem um colorista e, dentro daqueles, risquinhos, põe cores pra dar a ideia de que aquilo é um uniforme.
É difícil achar um ilustrador estilo Manara, que consegue fazer erotismo com as caras e bocas de suas personagens (sem bem que em algumas histórias, se mostrar, digamos, um pouco mais ^^).
Aliás, só de imaginar minha senhora de Batgirl...
Enfim, deixa quieto!


Muito bom o post ;D

Eduardo Sampaio Barboza disse...

gostei do post tbm pq penso de forma parecida e me indentifico com o texto.Aliais acho os seus posts os melhores deste blog exepicional. um abraço!

Beto Potyguara disse...

Grato pela audiência e pelo carinho Eduardo. Detalhe, nesse post especificamente o texto não é meu e sim da Hipólita, sou apenas o pesquisador e repassador de tudo de novo e curioso que encontro sobre a nona arte. Quando o tempo permite emito meus comentários sinceros, eheheh. Abs

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...