sábado, 24 de dezembro de 2011

O QUE SUPERMAN PODE NOS ENSINAR NESSE NATAL?

Está no dicionário Michaelis , uma das várias definições para herói: "Homem que suporta exemplarmente um destino incomum, como, p ex, um extremo infortúnio ou sofrimento, ou que arrisca sua vida abnegadamente pelo seu dever ou pelo próximo".

Nos quadrinhos , não existem super herói mais super que o Superman.
Aliás , o próprio termo , só foi criado em tese por causa do surgimento dele. Pra se ter uma ideia , antes de Superman aparecer , o herói mais popular era Tarzan. Deu pra entender?
Mais o que chama a atenção é que mesmo com esses poderes , os editores fizeram questão de fazer do nosso herói , quase um santo.
Exemplo para a comunidade heróica dentro do universo DC , é incrível como o mais forte de todos os seres , seja tão humilde e responsável , um escoteiro como sempre foi chamado.
No primeiro número de Crise Infinita , quando os heróis estavam passando por um período negro em suas vidas, Batman disse a Superman que a última vez em que o Homem de Aço havia inspirado a humanidade foi quando esteve morto.
De fato , na miniserie Funeral para um Amigo, a Liga da Justiça se reúne depois de uma semana do sepultamento de Superman ; para atender os milhares de pedidos através de cartas que eram enviadas ao herói.
O evento se deu durante o Natal , o que tornou tudo mais simbólico.
Mulher Maravilha , Asa Noturna , Guy Gardner e outros heróis se uniram e tentaram realizar juntos aquilo que um só homem fazia todos anos : dedicar um pouco de si a alguém sem pedir nada em troca .
Superman, cheios de poderes , ter tempo para se preocupar de verdade com pessoas que ele mau conhecia, me toca profundamente.
Pode ser ficção , mas a mensagem por trás desses quadrinhos é dura : se você tivesse os poderes do Superman , o que faria pelas pessoas?
Pensei durante cinco minutos nisso e acabei concluindo de que talvez não agisse tanto como o herói.
Esse pensamento me fez corar. Sem demagogias: que além de nos divertir, os quadrinhos nos ensinem a sermos mais humanos.
Não só nesse período natalino, mas pela vida afora.



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...