segunda-feira, 18 de julho de 2011

A Finlândia ficou pequena para Mumin

Por: Pedro de Luna

Mumin - capa do livro lançado pela conrad 2010


Tove Jansson em dois motivos enquanto viva


Publicado na Ásia, Europa, América do Norte e Oriente Médio, enfim os brasileiros tiveram o privilégio de ter um livro da finlandesa Tove Jansson (1914-2001): "Mumin" (Conrad Editora). Sucesso nos anos 40, principalmente na Escandinávia, Mumin se assemelha a um hipopótamo, mas é um troll. Talvez o mais conhecido personagem da Finlândia, tem até um parque temático dele e suas histórias misturam inocência, filosofia e surrealismo, às vezes lembrando o elefante Babar.
Neste primeiro de cinco volumes, o leitor encontrará quatro capítulos/histórias com personagens coadjuvantes e curiosos, como o Fedorento, a família aproveitadora, o espertalhão Faro-Fino e até a Senhorita Snork, por quem Mumin se apaixona. Um dos méritos de Jansson é o aproveitamento das molduras, personalizadas de acordo com a tira, além do traço delicado, porém detalhista. E, claro, a expressão dos olhos, sobrancelhas e os gestos, já que raramente ela desenhava a boca dos Mumin.


Mumin - tira 1
Mumin - tira 2
Mumin - tira 3


Em 2010, comemora-se o 65 º aniversário do lançamento de "The Moomins e o Grande Dilúvio", o primeiro livro do personagem, publicado em 1945 no final da Segunda Guerra Mundial. Uma ação interessante foi a criação de um concurso de desenhos para crianças e programas ecológicos em parceria com a WWF num site especialmente criado para isso.


Mumin - site comemorativo pelos 65 anos
PUBLICADO EM 22.12.10

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...