segunda-feira, 18 de julho de 2011

Comissão do Senado aprova Taubaté como Capital Nacional da Literatura Infantil



Por Diário de Taubaté
Foi aprovado na última terça-feira (14), na Comissão de Educação (CE) do Senado Federal, por 15 votos favoráveis, o Projeto de Lei da Câmara 164/10, que concede o título de Capital Nacional da Literatura Infantil ao município de Taubaté. O motivo do título é a ligação entre Taubaté e a vida e obra do escritor Monteiro Lobato.
De autoria do deputado federal Roberto Alves, o PLC 164/10 confere ao município paulista de Taubaté - onde nasceu Monteiro Lobato - o título de Capital Nacional da Literatura Infantil.
Monteiro Lobato, autor das histórias do Sítio do Pica-Pau Amarelo, é natural de Taubaté e teria se inspirado na infância vivida na Fazenda do Buquira, localizada no município, para criar as aventuras de personagens emblemáticos da literatura brasileira como Emília, Pedrinho, Narizinho, Dona Benta, Tia Nastácia e Visconde de Sabugosa.
A casa onde nasceu e viveu o escritor abriga atualmente o Museu Histórico, Folclórico e Pedagógico Monteiro Lobato, que é o mais visitado do interior de São Paulo e o quinto mais visitado do estado, ficando atrás apenas de grandes centros culturais como o Museu da Língua Portuguesa, Museu do Futebol, Pinacoteca do Estado e Catavento Cultural e Educacional.
Em viagem de trabalho à Brasilia, o prefeito de Taubaté, engº Roberto Peixoto, falou sobre a concessão do Título para Taubaté. “É uma importante conquista para nossa cidade, como berço de Monteiro Lobato, Taubaté merece esse reconhecimento. Esse título representa a fomentação do turismo no município, trazendo como resultado a geração de novos empregos no setor, que vem crescendo cada vez mais em toda nossa região”.
Tramitação do Projeto de Lei da Câmara
O PLC é originário da Câmara dos Deputados (projeto de lei 5.255/09), onde já havia sido aprovado, em junho de 2010, pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara Federal, tendo parecer favorável da Comissão de Educação e Cultura (CEC). Com isso, o projeto não precisou ser votado em plenário, seguindo para votação pelo Senado, aprovado por 15 votos favoráveis, no dia 14 de dezembro de 2010, sendo relator o Senador Marco Maciel.
Publicado em 18.12.10

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...