quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Trilhas em destaque

Por RENÊ MÜLLER - Diário Catarinense

Uma é trilha para filme baseado nas histórias em quadrinhos. Outra, uma trilha de filme baseado em best-seller. Em comum, o fato de serem bastante pensadas. Elas não apenas ilustram o filme, mas reforçam a força de suas imagens e os laços da obra com o seu público alvo.

Produzida sob produção executiva e curadoria de Nigel Godrich (o “sexto’’ Radiohead), a fantástica trilha de Scott Pilgrim Contra o Mundo, adaptação cinematográfica das HQs do canadense Bryan Lee O’Malley, parece ter surgido sob medida para adolescentes. Sejam eles baixistas como o personagem central ou não.
A banda fictícia Sex Bob-Omb aparece com três petardos compostos por Beck. O Beachwood Sparks surge com ótima versão para By Your Side, de Sade, e O Katrina! nos faz constatar como o grupo Black Lips é menosprezado. Scott Pilgrim, a música, não foi realizada para o filme, não – está no álbum de 1997 da band girl Plumtree. Mas dá pra jurar que foi composta por encomenda. Há ainda saborosos clássicos como Under My Thumb, dos Stones, e Teenage Dream, T-Rex.

A trilha de Comer Rezar Amar, filme que ainda está em cartaz no Estado, também aposta em grandes momentos do passado.

Que tal Heart of Gold, de Neil Young? Está lá, além de outro momento do mestre, a terna Harvest Moon. João Gilberto surge com Wave e ‘S Wonderful, enquanto a filha Bebel interpreta Samba da Benção. Got to Give Up, de Marvin Gaye, e Thank You, de Sly & the Family Stone, são os momentos sacolejantes.

Eddie Vedder já é mais contemporâneo – e exótico, com os climas orientais de Better Days e do dueto com Nusrat Fateh Ali Khan, The Long Road.

Muita coisa diferente, e tudo muito bom. Que essas trilhas sirvam de exemplo para as futuras que virão.
Scott Pilgrim Vs. the World, vários artistas (Universal). 19 faixas, R$ 22.
Comer Rezar Amar, vários artistas (Universal). 14 faixas, R$ 22.

rene.muller@diario.com.br

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...