segunda-feira, 18 de julho de 2011

Quadrinhos raros jogados no lixo

Por: Pedro de Luna

Claude Moliterni acervo
Claude Moliterni foi um importante historiador e quadrinista francês que faleceu em janeiro deste ano. Além do trabalho individual, foi um dos idealizadores do Festival Internacional de Quadrinhos de Angoulême e do International Comic Organization (ICON), o 1º Congresso Internacional de Quadrinhos, que aconteceu em abril de 1972, em Nova York. Isso sem falar na produção da primeira Enciclopédia Larousse dos Quadrinhos. O artista veio ao Salão de Humor de Piracicaba em 1979.

E por que estamos falando dele agora?

Por que um espanhol viu uma pilha de revistas em quadrinhos e outras coisas jogadas como lixo na rua Jussieau, em Paris, e ficou intrigado. Recolheu uma parte do material e foi pesquisar na internet quem era o dono daquele acervo. Ao descobrir que pertencia a Claude Moliterni denunciou a polícia. Afinal, por que suas cartas, livros e documentos foram parar na calçada? Quem fez isso com uma esta valiosa coleção?


Claude Moliterni acervo 1

Claude Moliterni acervo 2

A notícia original e as fotos estão AQUI. Mas este é só mais um dos vários exemplos de como a preservação da nona arte ainda é tratada mundo afora.
PUBLICADO EM 19.11.10

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...