sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Plágio Parte III

Suposto plágio de personagens nacionais é relevante?

Há alguns anos um texto com um certo quê de nonsense circula na internet contestando a originalidade dos clássicos personagens norte-americanos. De Alan Moore a Stan Lee, autores brasileiros seriam vítimas de plágio descarado, que teria gerado os personagens que tantos nerds adoram.
[Mais:]
Na verdade, é mais do que um texto, mas vários. Como este aqui do artista Rod Gonzalez em que defende afirmações polêmicas como, por exemplo, a de que Neil Gaiman copiou o brasileiro Fernando Ikoma com seus personagens Os Perpétuos. Vale lembrar que Gonzalez é referenciado em alguns sites como colaborador da Mundo dos Super-Heróis, uma das mais importantes publicações sobre HQs no Brasil, o que dá algum peso para o que ele fala.
Bom, em primeiro lugar vamos ao que acho: Gonzalez não está sozinho nessa cruzada e existem diversas teorias e exemplos em fóruns de discussão numerosos demais para linkar aqui. 99% das teorias me soam absurdas. O resto força a barra, para dizer o mínimo. Não acredito em nenhuma.
Mas façamos um exercício de criatividade: suponha por um segundo que é verdade. E que vários personagens clássicos são cópias de obscuros personagens brasileiros. Trata-se de uma denúncia grave e que agitaria o mundo dos quadrinhos? Com certeza. Mas isso torna o quadrinho nacional um injustiçado historicamente? Um estilo que teve o "azar" de ser copiado, sem que os brasileiros soubessem onde as ideias realmente nasceram?
Menos, pessoal. Menos.
Pouco importa se há semelhanças estéticas ou mesmo conceituais entre os personagens. Desde o processo da DC Comics contra a Fawcett Comics pelos direitos do Capitão Marvel, isso já deveria estar ultrapassado. Quantas histórias de super-heróis nacionais BOAS realmente existem? A começar pelo subaproveitado Raio Negro, mais respeitado pela sua idade do que pelas suas histórias. Potencial o personagem - e outros heróis nacionais - têm. Mas assim como no cinema, boas intenções não bastam.
O Brasil é pródigo em discutir o que não leva a nada. Enquanto o mercado carece de bons roteiristas, editores e empresas que pensem em como consolidar um mercado nacional, perdemos nosso tempo discutindo o sexo dos anjos. Se ideias de Brasileiros foram copiadas, que se reclame com o o Ecad. Não coloquem a irrelevância dos super-heróis nacionais nos quadrinhos nessa ficção.
Plágio pode atrapalhar marcas, mas não inibe boas histórias. Poder Supremo, Watchmen e tantos outros "plágios" que geraram ótimos gibis que o digam. O que vai elevar o quadrinho nacional são as boas histórias porque nem se o Super-Homem for brasileiro, só isso vai bastar para fazer o leitor QUERER LER um gibi brasuca com um super-herói, usando ou não cueca pra fora da calça.
Atualização: André Morelli, redator da Mundo dos Super-Heróis deixou um comentário relevante sobre a participação de Rod Gonzalez na publicação. Leiam:
Opa, como redator da Mundo dos Super-Heróis, acho importante destacar algumas questões.
Rod Gonzalez faz parte do nosso time de colaboradores, por ser um grande colecionador de quadrinhos nacionais. Mas o Rod é um fã, não um jornalista. Nosso trabalho na redação é verificar se as informações que ele nos envia podem ser comprovadas e limar possíveis excessos. Acredito que temos feito um bom trabalho, mas em caso de mancada, temos um espaço dentro da revista para os erros apontados pelos leitores, então sintam-se a vontade para dizer onde vacilamos.
Quanto ao material publicado na internet, o Rod tem o direito de escrever o que bem entender, a Mundo só se responsabiliza pelo que ele escreve na revista. E alguns desses textos são anteriores a entrada dele na equipe, diga-se de passagem.
E infelizmente, não somos uma das mais importantes publicações sobre quadrinhos do país, somos a única não-independente que continua na ativa. Uma pena, eu gosto de concorrência...
Abraços!
Bugman* curte o bom quadrinho. Nacional ou não...
*Fonte
Obs: conspirações e paranóias à parte... que o SUPER-HEROI foi chupado do nosso Homem-Grilo eu não tenho a menooooooooooor dúvida! Net e globalização está sujeita a isso, infelizmente. (BP)
Mera coincidência? Duvideodó!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...