segunda-feira, 18 de julho de 2011

Cosac Naify lança Poema em Quadrinhos, sua primeira HQ adulta

Por Marcelo Santos Costa - UHQ

A Cosac Naify lança neste mês seu primeiro título de quadrinhos voltado para leitores adultos. Trata-se de Poema em Quadrinhos (formato 13 x 20,5 cm, 224 páginas, R$ 42,00) do escritor e artista plástico italiano Dino Buzzati (1906-1972).
A história reconta o mito grego de Orfeu que, depois de perder a esposa Eurídice, desce ao Hades para tentar buscá-la. Na versão buzzatiana, publicada em 1969, Orfi é um cantor pop e Eura, sua amada, morre muito jovem.
Certa noite, Orfi vê Eura passar em frente à sua casa, a segue e é interpelado por um guarda que só concede passagem se ele cantar e os ali presentes experimentarem coisas do mundo dos vivos que todos já esqueceram.
Esta foi a primeira e única incursão de Buzzati (autor de consagrados romances, como O deserto dos tártaros) neste tipo de narrativa, pois ele queria se dedicar mais à sua carreira de artista plástico e se ressentia de não ter tido tanto reconhecimento por suas pinturas.
No final dos anos 60, quando foi publicado pela primeira vez, o livro foi recebido na Itália como uma nítida busca de Buzzati por uma linguagem que unisse suas duas paixões e exige uma leitura mais atenta.
Poema em quadrinhos foi traduzido por Eduardo Sterzi e quem assina o posfácio é do italiano Claudio Toscani.


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...