segunda-feira, 18 de julho de 2011

Merchandising em quadrinhos de futebol

Por: Pedro de Luna - JB

null

Jogada de mestre. Só assim pra definir o novo lançamento da editora Abril no Brasil. Desde o ano 2000, quando comecei a divulgar bandas de rock através da minha série de HQs Bandas Desenhadas que eu falo pras pessoas: "quanto uma loja de departamentos ou uma grife pagaria para a Mônica usar o vestido vermelho com a marca dela, ou comprar em determinada loja?". Sempre acreditei na força do merchandising em quadrinhos, pouco utilizado por aqui.


Por essas e outras, gostei muito quando soube que a revista Supa Strikas, criada há nove anos na África do Sul, seria lançada em nossa terrinha onde o barbudo e o bigodudo mandam e o resto obedece. A ideia original é produzir uma revistinha gratuita patrocinada por grandes marcas. Seguindo esta fórmula, a Super Strikas (na tradução para o português) tornou-se a revista em quadrinhos mensal de maior circulação no mundo.

Super Strikas GOL

A tal Super Strikas é uma equipe de futebol que disputa um campeonato mundial contra outros times poderosos, como o Invencível United, o Galáticos, o F.C. Corinthios e o Clube Palestra, entre outros. O grande lance é esse, simular o mundo real. No hot site, além do próprio gibi para ler online, tem a ficha técnica, a escalação, a tabela de jogos e as notícias. O primeiro episódio tem todos os ingredientes da vida offline, com o assédio dos fãs, as coletivas de imprensa e as transações comerciais nos bastidores.


Mas como aplicar as marcas dos patrocinadores (no caso brasileiro, a Henkel e a Swift) sem ser obsceno ou forçar a barra? No caso de Super Strikas, no uniforme dos jogadores, nas placas de rua e do estádio e, claro, no dia-a-dia deles, como na imagem abaixo, onde dois produtos alimentícios aparecem ao lado da bolsa do personagem. Infelizmente aqui a revista não será gratuita, e sim encartada na revista Placar. Mas não deixa de ser uma bola dentro da Abril.

Super Strikas merchandising

PS − Isso me lembrou um dos meus temas preferidos na infância. Eu desenhava um país fictício chamado Pedrolândia, onde havia o torneio de futebol com times chamados Real Pedro, Pedrovski, etc. Nunca é demais lembrar que este blog não tem a preocupação de ser o primeiro a noticiar ou de reproduzir releases, e sim ter opinião, personalidade. Espero que esteja cumprindo este papel.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...