segunda-feira, 18 de julho de 2011

Eleição Quadro a Quadro: o poder persuasivo dos quadrinhos - Parte I

Candidatos usam quadrinhos em campanha

Hq do candidato Vladimir Palmeira
As histórias em quadrinhos e sua linguagem deram o diferencial em algumas campanhas no estado do RJ. Os candidatos Vladimir Palmeira e Cida Diogo, ambos do PT, optaram por uma revista em quadrinhos para divulgar suas propostas para a juventude. Na HQ de Vladimir (acima), dois rapazes conversam no bairro da Lapa e o candidato só aparece na terceira página em diante, com uma foto real e um corpo desenhado.


Já no gibi de Cida, três estudantes são abordados por um militante na saída da escola e vão discutindo o conteúdo do material até o final, quando percebem que eles mesmos estão dentro da história. A candidata também criou o blog Galera da Cida, focado nos jovens, onde há fotos da HQ sendo distribuída.

hq candidata Cida Diogo


E quem recusa um gibi de graça?
HQ candidata Cida Diogo na mao do povo

Já a campanha de Felipe Peixoto, do PDT de Niterói, utiliza a linguagem das HQs inclusive nas placas de rua, em formatos de balão, presas como uma espécie de mochila. Ele também optou por um folder em formato sanfona, mostrando como é o seu dia quadro a quadro. Acompanhando o prospecto, há uma cartela de adesivos utilizando diferentes tipos de balão. Na internet, ao invés de um vídeo tradicional, foi produzida uma divertida animação de 1 minuto e um jingle pop rock. Sem dúvida as eleições deste ano ficaram muito mais divertidas.

felipe peixoto e os baloes de quadrinhos

adesivos de baloes felipe peixoto
Publicado em 24.10.10

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...