segunda-feira, 18 de julho de 2011

Dando orelhas a imaginação

Por: Pedro de Luna - JB

jb 24-08-2010 dumbo 70 anos

O filme animado Dumbo completará 70 anos em 2011, mas a Disney já lançou o DVD.

A colaboração de Walt Disney para o desenvolvimento do cinema de animação foi e é imensa. Dos primeiros filmes em curta metragem em preto e branco até o seu primeiro longa metragem, Branca de Neve, que foi um grande sucesso de bilheteria, o artista apresentou uma evolução incrível. No entanto, as duas produções seguintes, Pinóquio e Fantasia, ambas de 1940, consumiram anos de trabalho e milhões de dólares, dando prejuízo ao estúdio.

Para complicar ainda mais, a segunda guerra mundial fazia estragos no orçamento de Disney, que via seu lucro internacional despencar. Foi quando o visionário homem de negócios adquiriu os direitos de um livro infantil de apenas oito páginas e resolveu adaptá-lo para o cinema.
PUBLICADO EM  22-10-10

Walt reuniu seus melhores funcionários, entre eles o diretor Ben Sharpsteen e os roteiristas Joe Grant e Dick Huemer, e entregou a eles um desafio: fazer um filme extremamente emocional, com um protagonista que não falasse uma palavra sequer, com apenas R$ 0,95 milhões – um terço do custo de Pinóquio.

dumbo e sua mãe

Trabalhando com foco no roteiro, a equipe conseguiu realizar um excelente filme, de maneira rápida e, principalmente, enxuta. Afinal, a crise batia a porta dos grandes estúdios americanos. Em maio de 1941 uma parte dos funcionários dos estúdios Disney realizou uma greve. Seis meses depois, no dia 23 de outubro, foi lançado um filme de apenas 64 minutos sobre um elefante de orelhas grandes que é motivo de chacota no circo. A curta duração, entretanto, não impede que o espectador verta lágrimas e sinta pena do pequeno elefante que é separado de sua mãe ainda bebê.

Com uma estética simples e bastante colorida, Dumbo chama a atenção pelos cenários pintados com aquarela e principalmente os momentos musicais. Num momento genial, os palhaços do circo comemoram o sucesso da apresentação com a participação de Dumbo, que acaba bebendo champanhe misturado numa tina d´água. A sequência “Pink Elephants on Parade” mostra os delírios surreais do elefantinho e do rato Timóteo enquanto embriagados.

Na época, Disney tinha por hábito filmar pessoas reais dançando para, depois, desenhar a animação. Foi assim que ele contratou uma dupla de dançarinos negros para servir de inspiração na cena dos corvos. O uso de canções tema até hoje é uma marca dos desenhos animados da companhia, e no caso de Dumbo não é diferente.

O filme do elefante de orelhas grandes que dá a volta por cima arrecadou menos que seus antecessores (lucro de U$ 0,65 milhões), no entanto o saldo final foi positivo, já que sua produção foi bem mais barata. Além disso, Dumbo foi o primeiro desenho animado da Disney exibido na TV.

No recém-lançado DVD comemorativo pelos 70 anos do personagem há cenas excluídas, bastidores e os trailers originais de cinema e TV. Sem falar, claro, na recuperação digital do filme, com cores realçadas, para assistir com toda a família.

dumbo e suas orelhas enormes

capa dvd Dumbo 70 anos

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...