segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Quadrinhos e educação: parceria que dá certo

Algumas editoras continuam acreditando no potencial educacional dos quadrinhos, oferecendo entre seus produtos várias obras do gênero
Por Marcelo Naranjo -UHQ
História da Bahia em QuadrinhosVoltando a um assunto já abordado aqui no Universo HQ, sobre a relação entre quadrinhos e educação, é cada vez mais evidente que as HQs podem ser um importante instrumento educacional.

"Ao contrário do que muitos pedagogos apregoam, os quadrinhos exercitam a criatividade e a imaginação da criança, quando bem utilizados. Podem servir de reforço à leitura, e constituem uma linguagem altamente dinâmica. É uma forma de arte adequada a nossa era: fluida, embora intensa e transitória, a fim de dar espaço permanente às formas de renovação", afirma a professora Sonia M. Bibe Luyten, no livro Histórias em Quadrinhos - Leitura Crítica, das Edições Paulinas.

A Grande ViagemVale lembrar que, recentemente, uma pesquisa realizada pela Universidade de Brasília comprovou os benefícios que os jovens podem auferir com a leitura de quadrinhos.

E é justamente acreditando neste potencial que diversas editoras oferecem opções interessantes em seus catálogos.

A Casa da Qualidade, por exemplo, publica diversas cartilhas, como Reciclagem em Quadrinhos, ISO 9000 em Quadrinhos, História da Bahia em Quadrinhos e outras, que explicam didaticamente temas diversos.

Reciclagem em Quadrinhos apresenta a maneira correta de se praticar o 3R (Redução, Reutilização e Reciclagem), de maneira a se obter lucros para a sociedade, a empresa e as pessoas.

FawcettA História da Bahia em Quadrinhos mostra, por meio de um bate-papo informal entre tios e sobrinhos, a descoberta do Brasil e especificamente a trajetória do estado da Bahia, abordando inclusive aspectos culturais e religiosos.

Pela Editora FTD saiu A Grande Viagem. O livro é uma comemoração aos 500 anos da descoberta do Brasil, reconstituindo, em forma de história em quadrinhos, a viagem de Pedro Álvares Cabral, numa ótima edição, com belos desenhos e contando ainda com passatempos.

Outra que merece destaque é a Nona Arte, vencedora de diversos prêmios HQ Mix e Angelo Agostini. Neste caso, é uma editora especifica de quadrinhos, que apresenta entre seus produtos o ótimo Fawcett, uma história narrando a trajetória de um homem que virou lenda, ao desaparecer em florestas brasileiras; e a série Subversivos, narrando a trajetória de jovens contra a terrível ditadura militar que tomou conta de nosso país em décadas anteriores.


LampiãoA Nona Arte conta ainda com um selo educativo, o Nona Arte Educação, uma iniciativa que visa ao lançamento de quadrinhos em escolas, para alunos da 1° a 8° séries.

A Hedra Editora tem publicados os álbuns Lampião... Era o Cavalo do Tempo atrás da Besta da Vida, uma excelente adaptação da trajetória do cangaceiro mais famoso de todos os tempos, contando ainda com diversas imagens de locais, indumentários, objetos e vestimentas da época, e também A Guerra do Reino Divino, uma história fictícia baseada em fatos do Nordeste.

Outra obra que merece destaque é Casa Grande & Senzala, maravilhosa adaptação do livro de mesmo nome, relançada em 2001, pela Editora ABEGraph. A primeira edição saiu pela Ebal, em 1981.

A Guerra do DivinoÉ importante mencionar que os quadrinhos têm, no Brasil, uma longa história junto à educação. A primeira revista brasileira de quadrinhos, O Tico-Tico, publicada a partir do ano de 1905, apresentava, além das HQs, contos, concursos, brinquedos para montar e seções instrutivas, tendo sido um grande sucesso editorial, em sua época.

Outra editora que teve enorme destaque nessa área foi a Ebal, com a publicação de diversas séries educativas e edições especiais, que saíram em bancas entre as décadas de 1950 e 1980, como Edição Maravilhosa, Ciência em Quadrinhos, Grandes Figuras do Brasil, Biografias em Quadrinhos, Clássicos Ilustrados, Álbum Gigante e outras, e que são atualmente itens de colecionador.

Casagrande & SenzalaMais recentemente, entre 1990 e 1991, a Editora Abril colocou nas bancas a belíssima série Classics Illustrated, publicada originalmente por The Berkley Publishing Group e First Publishing, Inc., com a adaptação de obras famosas da literatura universal, como Moby Dick, Hamlet, Grandes Esperanças, A Ilha do Tesouro, As Aventuras de Tow Sawyer e outros, nas mãos de artistas famosos, como Bill Sienkiewicz, Peter David, Steven Grant, Tom Mandrake e P. Craig Russell, entre outros. Com um pouco de sorte, pode-se encontrar esses títulos em sebos.

Outro lançamento da Abril, também na década de 1990, foi a minissérie Proteus - A Aventura da Ciência em Quadrinhos, em cinco edições, com aventuras de ficção científica em quadrinhos, e perguntas e respostas sobre os temas envolvidos.

Álbum Gigante - Os Miseráveis de Victor HugoEstes são apenas exemplos, entre muitos outros materiais que passaram ou que podem ser encontrados em nossas bancas e livrarias.

Por fim, com relação específica às adaptações de livros, vale lembrar que, quando consideramos os quadrinhos como reforço à leitura, é porque eles não substituem (e nem tem essa intenção) a leitura de um livro.

Na verdade, prestam-se a atuar de modo a criar interesse nos jovens, normalmente avessos às leituras mais pesadas, ou como complemento à leitura do livro em si, por meio do uso de imagens inerentes às HQs.

Leitura nunca é demais. Na dúvida, leio o livro e depois sua adaptação em quadrinhos… não necessariamente nessa mesma ordem!


Classic Illustrated - A Ilha do Tesouro Classic Illustrated - Grandes Esperanças

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...