segunda-feira, 18 de julho de 2011

Crianças redesenham logo do Google em projeto inédito no Brasil

Doodle4Google' foi criado em 2005 na Inglaterra

Para cada desenho recebido, empresa irá plantar uma árvore no país.

O Google lançou no último dia 21, o projeto "Doodle4Google", que incentiva crianças e adolescentes do Brasil entre 6 e 15 anos a redesenharem o logo do Google inspirados no tema “O Brasil do Futuro”. Os participantes deverão enviar suas criações pelo correio até o dia 4 de novembro. O desenho vencedor será publicado na página principal do Google Brasil durante um dia inteiro.

Como parte do projeto também está a iniciativa da empresa de, para cada inscrição recebida, plantar uma muda de árvore em áreas do país que precisam de reflorestamento. As árvores poderão ser acompanhas pelas crianças durante 5 anos por meio do Google Earth. E, o vencedor, viajará com o Google para plantar a sua muda.

O concurso é dividido em três categorias por idade (6-9, 10-12 e 13-15) e uma comissão irá selecionar 12 desenhos de cada grupo. As 36 criações escolhidas serão divulgadas no site da competição onde o público poderá votar nas melhores. Além de ter o seu desenho publicado na página principal do Google Brasil, o vencedor receberá uma bolsa de estudos de R$ 30 mil, um notebook e a escola onde estuda ganhará uma "Sala Google". Na inauguração do projeto, estudantes das escolas Elvira Brandão, CEU Meninos e Ludovina se reuniram em São Paulo para criarem os primeiros desenhos do concurso.

Convidado especial da campanha, o cartunista Ziraldo fará parte da comissão que selecionará os 36 desenhos.


“Eu fico fascinado com essa iniciativa do Google de se criar um logotipo. O Google é também um espaço infantil. Meu neto, por exemplo, me mostrou uma vez, por meio do Google Earth, onde ficava a cidade em que eu nasci, em Minas Gerais”, disse Ziraldo.


O projeto chega pela primeira vez ao país depois de ter sido lançado em 2005 na Inglaterra. Em 2008, a iniciativa foi realizada de forma inédita na América Latina, no México, atingindo o recorde de 70 mil inscrições. Para a edição brasileira, o Google espera receber 100 mil desenhos.


Como participar:
Para participar, a criança ou adolescente de 6 a 15 anos terá que fazer o download da ficha de inscrição e da página em que o logo do Google está em branco no site da competição. Além do desenho, o participante terá que escrever um texto de 50 palavras defendendo a sua criação.


Todas as informações devem ser enviadas pelo correio até o dia 4 de novembro. A partir do dia 17 do mesmo mês, as criações serão publicadas por 10 dias no site do concurso para a votação do público. O vencedor será conhecido no dia 7 de dezembro.
Google4DoodleNa divulgação do concurso, crianças de três escolas de São Paulo mostraram criatividade nos desenhos.


Doodle é o apelido dado pelo Google para as criações que a empresa faz no logotipo da empresa para celebrar datas especiais. O primeiro Doodle foi criado em 1999, quando os engenheiros mudaram o logo do site principal para avisar os usuários que estavam de folga naquele final de semana.


“O Doodle traz a criatividade da empresa, além de sempre gerar muitos comentários na internet. Há usuários, inclusive, que colecionam Doodles”, disse Flavia Simon, gerente de marketing do Google Brasil.


Hoje, mais de 300 Doodles já foram criados em 10 anos.


“O Doodle, além de ser uma forma de comunicação, é também um jeito de educar. Toda vez que o usuário vê um logo diferente na página do Google, ele também descobre o que se está comemorando naquele dia”, explicou Flavia.
Publicado em 28.09.10

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...