sexta-feira, 2 de setembro de 2011

SPIRIT de porco!


Sofrível! Pra não dizer decepcionante! Certamente Will Eisner deve estar se contorcendo até agora em sua tumba, após a “homenagem” feita por Frank "Sin City" Miller - seu maior fã (?). Cara, a versão tosca dos anos 80 foi muito mais fiel e divertida do que essa Mega-super-hiper-arrasa-quarteirão-hollywoodiano. 

As críticas que havia lido anteriormente, diziam que Miller se preocupou muito mais com o visual do que com o roteiro. E eu assino em baixo, em cima, dos lados, em qualquer lugar. É horrível! É torturante esperar o final da fita (que parece não ter fim). E o humor? As intermináveis reprises do pastelão do Chaves no SBT, dão de goleada. Pra quem já leu O GRANDE JOGO, A AVENIDA DROPSIE, NARRATIVAS GRÁFICAS, O SONHADOR, NO CORAÇÃO DA TESPESTADE e as HQs do SPIRIT, sabe que aquilo não é uma obra de Eisner. O nome do personagem está lá, os figurantes, os créditos ao autor, mas a essência, o humor, a representação gráfica primorosa e revolucionária que marcaram o criador do gênero Graphic Novels, passaram à anos luz de distância. Ha!Ha!Ha! Acham que estou exagerando?! 
Bem, se você for um fã de carteirinha da obra de Will Eisner, certamente terá um infarte! Se você for um fã e conhecedor da 9ª Arte, vai se sentir ludibriado, no mínimo constrangido. Agora se você não se encaixa em nenhum desses estereótipos anteriormente citados, mas curte cinema...vai achar um saco!
As Hdas: O próprio Spirit, apesar de ser atrapalhado, é mais corpulento e traja um terno azul e não preto. O lance de destacar a gravatinha vermelha e encher os diálogos de recordatários infindáveis, aí sim, são a marca registrada das obras de Miller. Ébano o fiel parceiro do herói ficou de fora dessa adaptação.



Responda rápido: o que há de semelhante nessas três vinhetas? (originalidade, é tudo!)


Nível de verossimilhança:
Fidelidade aos quadrinhos:01 (afinal os nomes dos personagens foram mantidos)
Roteiro: -1 (pra ser feliz!)
Visual: 07 (só não ganha um dez, porque é um clone de Sin City e de Capitão Sky)
Efeitos: 10 (alguma coisa nesse filme tinha que ser convincente, né?)

2 comentários:

Igor Z. Cerqueira disse...

Caro Beto,
Antes de mais nada, desculpe não contatá-lo de uma maneira mais própria, mas não encontrei seu e-mail no blog.
Afora isso, de fato, não tinha visto sua mensagem. Eu costumo visitar muito pouco as comunidades, e, pra ser sincero, nem sei qual foi essa em que você pôs essa mensagem. Ainda assim, fico feliz de você ter se dado ao trabalho de me contatar, já que sua proposta parece, sim, bastante interessante. Eu estou até com um novo projeto, preparando o material a ser exposto, e podemos conversar sobre uma colaboração. Conforme você continuar a desenvolver a idéia desse novo blog, por favor, me mantenha informado, para conversarmos a respeito.
Quanto ao aspecto em parte ilegível das tiras, eu concordo. Isso se deu pelo fato de aquele tamanho ser o maior em que eu consegui publicar no blog, e ele é um pouco pequeno. Se você clicar sobre a imagem, porém, ela se amplia bastante e fica fácil de ler.
Mais uma vez,obrigado pelo contato e agardo novidades.

Com os cumprimentos de
Igor Z. Cerqueira

Gata Caçapa disse...

Coincidência ou não estou assistindo ao filme nesta manhã. Não estou nem na metade e já concordo com algumas observações da sua crítica, mas vamos ver até o final né...Obrigada por ter divulgado o blog, pois é tão recente e tem muito que melhorar. Tenho desenhado alguns personagens mais humanos no papel, outras idéias tem surgido, mas nãoé por isso que vou deixar os felinos na mão. Tudo é uma questão de esforço e evolução que só vem com o tempo. Quanto a publicar no Tirando uma, aceito sim. A idéia de compartilhar me agrada bastante. Eu vi que você também é educador como eu. Você leciona o quê? Para qual faixa etária? Até...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...